Sobre o evento
ATUALIDADES SOBRE O CÂNCER DE MAMA
Sendo um dos tipos de tumores mais recorrentes em pessoas do sexo feminino, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) atestam o câncer de mama como a principal causa de morte por câncer nas mulheres brasileiras. Em mulheres acima de 40 anos, o risco de letalidade é ainda maior. Embora seja mais frequente o diagnóstico em mulheres, homens também estão suscetíveis a desenvolverem a disfunção celular causadora do câncer.
Diante de dados tão preocupantes, nota-se a imprescindibilidade de abordar cientificamente pautas sobre o câncer de mama que podem contribuir com o diagnóstico precoce e com a aplicação precisa de tratamentos. Com o compromisso de contribuir com os avanços no cenário de tumores mamários, a décima edição do Simpósio de Câncer de Mama é ainda mais especial que as anteriores, uma vez que contará com a presença de especialistas renomados para tratar dos temas sob um viés além do oncológico, incluindo vieses como o cirúrgico, o mastológico e o radioterapêutico.
O que espera-se é fechar um segundo ano intenso de período pandêmico colocando em prática a maior lição deixada dessa fase: os avanços na saúde precisam ser priorizados nas agendas dos profissionais brasileiros de saúde. Pelo fato do câncer de mama se tratar de uma doença que é historicamente marcada pela alta letalidade, isso não deve ser diferente para os profissionais que atuam na linha de frente do seu tratamento.