Dados do Trabalho
Título
Cirurgia robótica: Inovação no meio hospitalar e novo método de segurança ao paciente
Introdução
Em 2005, a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou seis áreas essenciais para o estabelecimento da segurança do paciente. A quarta meta, conhecida como cirurgia segura, vem se desenvolvendo a cada dia com a revolução tecnológica. Diante das novas tecnologias do mercado hospitalar, a cirurgia robótica vem ganhando cada vez mais seu espaço. Esse método revolucionário é definido como procedimento moderno minimamente invasivo e possibilita a redução do tempo operatório e do custo hospitalar, além de promover maiores índices de segurança ao paciente¹. Porém, para o manuseio e gerenciamento da cirurgia robótica, é necessário experiência e familiarização dos enfermeiros e médicos com o sistema robótico visto que a segurança do paciente é a chave principal para um procedimento com sucesso².
Objetivo
Descrever a cirurgia robótica como um processo de inovação hospitalar que garante a segurança do paciente.
Método
Trata-se de um estudo de revisão integrativa. Para o levantamento dos artigos, realizou-se uma busca nas seguintes bibliotecas: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Foram utilizados os descritores de acordo com o Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH) de forma combinada, por meio do operador booleano AND, sendo eles: Os critérios de inclusão foram: artigos disponíveis na íntegra, publicados nos idiomas português e inglês, no período de 2015 a 2019, já os critérios de exclusão foram: artigos duplicados nas bases de dados. A busca capturou 21 publicações e foram selecionadas para a análise 10 estudos.
Resultados
Após a análise dos estudos, foi evidenciado que a cirurgia robótica é uma ferramenta que permite a redução de tempo cirúrgico, menor exposição e agressão aos órgãos e sistemas, menor sangramento durante a cirurgia, maior precisão operatória e facilidade de suturas complexas em cavidades que mão humana não alcançaria, pós operatório menos doloroso e de rápida recuperação, sendo assim trazendo maior segurança ao paciente. Somado a esse método, foi identificado que os hospitais que fazem adesão ao sistema robótico oferecem um programa de treinamento para a equipe proporcionando competência à prática desses profissionais, para que diminua riscos e promova melhores resultados na assistência de enfermagem com qualidade e segurança para o paciente. Por fim, a implementação do checklist de Cirurgia segura, conforme a meta 4 de segurança do paciente e realização da SAEP (Sistematização da assistência de enfermagem perioperatória) assegura o procedimento evidenciando uma assistência de qualidade e segura.
Conclusões
Tendo em vista a importância da cirurgia robótica e seu papel na promoção da segurança do paciente, vale destacar a importância da atualização e capacitação constante dos profissionais que manuseiam o sistema robótico, além da implementação da quarta meta de segurança instituída pela OMS, com o uso diário do check-list de cirurgia segura e a SAEP.
Palavras-chaves
Enfermagem de centro cirúrgico; Procedimentos cirúrgicos robóticos; Segurança do paciente.
Referências
1 - Ferreira JB, Itacarambi LR, de Almeida RE, Ulhôa DNR, Gomes JRDAA, dos Reis Silva A, de Mendonça, M. A. Análise do preenchimento do checklist de cirurgia segura em um hospital público do Distrito Federal. Health Residencies Journal-HRJ. 2022; 3(14):369-390.
2 - Martins RC, Trevilato DD, Jost MT, Caregnato RCA. Atuação da enfermagem em cirurgias robóticas: revisão integrativa. Rev Bra de Enf. 2019;72:795-800.
Área
Robótica
Categoria
Enfoque científico
Autores
JESSICA ANGELICA CONCEICAO, PAULA HELEN SANTOS BISPO, JORDANA SOBRAL SANTOS