Dados do Trabalho
Título
Desafios de implantação de um programa de cirurgia robótica
Introdução
Apesar da expansão da cirurgia robótica em território brasileiro, os altos custos do equipamento ainda são obstáculos para que esse tipo de procedimento chegue à rede pública. Cada plataforma custa cerca de US$ 3 a 3.5 milhões, necessitando de instalações e espaço dedicado e equipes multiprofissionais especializada para atuar na plataforma
Objetivo
Relatar a experiência dos Desafios de Implantação de um Programa de Cirurgia Robótica
Método
Estudo descritivo, tipo relato de experiência quanto aos desafios encontrados na implantação do programa de cirurgia robótica, com fundamento teórico e prático em gestão hospitalar e assistência em cirurgia robótica em um hospital filantrópico de extra porte no município de Santos
Resultados
A visita técnica em outras instituições hospitalares que possuem o programa foi um caminho assertivo para observação de padrões a serem adotados na implantação do programa. Foi definido junto ao coordenador do projeto e gerência de enfermagem a composição da equipe de enfermagem exclusiva para o programa, ficando seis técnicos, quatro enfermeiros e um coordenador de enfermagem. Após definição a dedicação da equipe foi exclusiva para o desenvolvimento de protocolos, manuais, pops, todos relacionados a segurança do paciente e ao sistema robótico, além de longa imersão de capacitações in loco em outras instituições no qual havia o programa. A elaboração dos pacotes cirúrgicos foi um entrave importante pela falta de conhecimento dos itens necessários e específicos da cirurgia robóticaque, ao longo do projeto, foram esclarecidas pelo coordenador e também através de benchmarck com hospitais. A Central de Materiais e Esterilização, foi construída exclusivamente para atender o preparo e esterilização dos materiais robóticos. Contamos com dois enfermeiros exclusivos para desenvolver documentos necessários para readequação da planta física com as devidas barreiras, acompanhamento da instalação de equipamentos, previsão de insumos, confecção de protocolos, manuais e treinamento da equipe. A sala cirúrgica foi projetada minuciosamente para atender o programa de forma eficaz, sendo a experiência do coordenador fora do Brasil imprescindível para a construção do centro cirúrgico robótico com todas as especificidades necessárias, resultando em um exclusivo e diferenciado centro robótico em nosso país. O centro é composto por uma antessala com lavabo, uma sala para o despertar do paciente com a finalidade de otimizar o giro de sala e uma sala de guarda de materiais, além de um auditório dividido por um vidro inteligente, com 22 lugares, nos quais médicos, residentes e outros profissionais de saúde possam assistir o procedimento cirúrgico, em tempo real, sem exposição ao paciente e riscos de contaminação cirúrgica. O complexo foi criado com o intuito de oferecer um centro de formação de cirurgia robótica.
Conclusões
A experiência prévia dos coordenadores foi imprescindível para implantação assertiva do programa, garantindo uma assistência segura e de excelência para pacientes e equipe. Iniciamos a implantação em julho de 2021 e realizamos nossa primeira cirurgia 6 meses após, e até maio de 2022 foram realizadas 38 cirurgias. Em abril de 2022 iniciamos o programa de Fellowship e em maio de 2022 realizamos o primeiro simpósio de cirurgia robótica da Baixada Santista e região, contando com médicos renomados, além de transmissão ao vivo de cirurgias da Alemanha e Itália.
Palavras-chaves
Cirurgia robótica; Enfermagem; Centro cirúrgico
Referências
SKINOVSKY, James; CHIBATA, Maurício and SIQUEIRA, Daniel Emilio Dalledone.Realidade virtual e robótica em cirurgia: aonde chegamos e para onde vamos?. Rev. Col. Bras. Cir. [online]. 2008, vol.35, n.5, pp.334-337. ISSN 0100-6991. https://doi.org/10.1590/S0100-69912008000500011.
Área
Robótica
Categoria
Enfoque na prática
Autores
Maria Antonieta Velosco Martinho, Suzana Gomes da Silva Araújo, Gabriel Diniz Nascimento