Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

A formação de Liga Acadêmica como ferramenta para construção profissional do enfermeiro: relato de experiência

Introdução

A Liga Acadêmica se baseia em três principais recursos para contribuir para a formação da identidade profissional do Enfermeiro, sendo estes o ensino, a pesquisa e a extensão1. Desta forma, almeja-se aprofundar os conhecimentos acerca dos processos de Enfermagem Perioperatória e Centro de Material e Esterilização (CME), além da realização de atividades e eventos sobre a temática, buscando sensibilizar o acadêmico para compreender a assistência de enfermagem perioperatória e também proporcionar o cuidar baseado nas boas práticas em Enfermagem2. Para tal, as ações propostas pela Liga devem pautar-se em evidências científicas que contribuam para o desenvolvimento do raciocínio clínico na assistência perioperatória e na atuação em CME, considerando as boas práticas para o processamento de produtos para a saúde. Além disso, a participação na Liga deve potencializar no discente a capacidade de trabalho em equipe, por desenvolver a prática com profissionais que atuam nas áreas abordadas, promovendo uma melhor comunicação entre docentes, serviço e discentes3.

Objetivo

Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem no processo de formação da Liga Acadêmica de Enfermagem em Centro Cirúrgico (CC) e CME.

Método

Trata-se de um relato de experiência acerca das vivências dos membros fundadores na formação da Liga de Enfermagem em CC e CME estruturada por discentes do curso de Enfermagem de uma universidade pública federal do interior de Minas Gerais

Resultados

A construção da Liga Acadêmica de Enfermagem em CC e CME deu-se a partir do interesse de um grupo de discentes após cursar a disciplina que contempla os temas relacionados ao CME. Além disso, surgiu o interesse de aprofundar o conhecimento relacionado à segurança do paciente em cirurgia, aos processos assistenciais e administrativos em CC e à atuação do enfermeiro em CME considerando as etapas do processamento dos produtos para saúde. A partir disso, foram realizados encontros com cronograma previamente elaborado para discutir os temas de interesse e aprofundar o conhecimento dos ligantes para subsidiar a construção do projeto de criação da Liga. Os temas discutidos nos encontros proporcionaram a criação do estatuto da Liga que foi posteriormente apresentado e aprovado pelo departamento e direção da Faculdade de Enfermagem.

Conclusões

a Liga Acadêmica de enfermagem em CC e CME configura-se como uma ferramenta capaz de complementar a construção do saber na formação do Enfermeiro por explorar o conhecimento acerca destas temáticas, além de despertar no estudante autonomia para que busque conhecimentos necessários, desenvolva habilidades e exercite o raciocínio clínico para a tomada de decisão. Além disso, as atividades realizados nos serviços de saúde proporcionam ao graduando de Enfermagem a reflexão acerca da atuação do enfermeiro nestas áreas, bem como nas demandas a estes dirigidas, articulando teoria e prática, para que seja possível repensar no ser e fazer do enfermeiro.

Palavras-chaves

Educação em Enfermagem; Educação em Saúde; Enfermagem de Centro Cirúrgico; Esterilização.

Referências

1. PANOBIANCO, M. S.; BORGES, M. L.; CAETANO, E. A.; SAMPAIO, B. A. L.; MAGALHÃES, P. A. P. de; MORAES, D. C. de. A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem. REVISTA DA REDE DE ENFERMAGEM DO NORDESTE, Rev. Rene. ano 2013, v. 14, n. 1, p. 169-178, Disponível em: . Acesso em: 05 de mai. de 2022.
2. DOS SANTOS, D. J., HENRIQUES, S. H., LEAL, L. A., SOARES, M. I., CHAVES, L. D. P., & SILVA, B. R. da. Ano 2020. Relational competence of nurses in surgical center units. REVISTA ENFERMAGEM, 28, 1–7. Disponível em: . Acesso em: 05 de mai. de 2022.

3. FILHO, P. T. H., Ligas Acadêmicas: Motivações e Críticas a Propósito de um Repensar Necessário. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA. Ano 2011, v. 35, n. 4, p. 535-543. Disponível em: . Acesso em: 05 de mai. de 2022.

Área

Inovações em educação

Categoria

Enfoque científico

Autores

Luciane Ribeiro de Faria, Pedro Augusto Franklin, Maria Eduarda da Silva, Laura Guimarães Vargas, Paula Araújo Rocha, Ludmilla Mursa de França, Amanda Moreira Alves