Dados do Trabalho
Título
Eficácia do uso de evacuadores de fumaça cirúrgica para reduzir a exposição à fumaça cirúrgica
Introdução
Uma das tecnologias continuadamente utilizadas no centro cirúrgico é o bisturi elétrico. Durante o uso desse equipamento uma concentração de compostos químicos é gerada e liberada no ambiente cirúrgico em forma de fumaça cirúrgica. A exposição contínua a esses compostos causa prejuízos cumulativos à saúde de pacientes e profissionais de saúde. A fim de atender a necessidade de minimizar os efeitos da exposição à fumaça cirúrgica, atualmente está disponível equipamentos conhecidos como evacuadores de fumaça cirúrgica, que consistem em sistemas de remoção ou captura de fumaça cirúrgica, aerossóis e odores gerados nas salas operatórias durante o uso de bisturis elétricos.
Objetivo
Identificar e sintetizar as evidências atuais na literatura científica sobre a efetividade do uso de evacuadores de fumaça cirúrgica para reduzir a exposição à fumaça cirúrgica em profissionais que atuam em salas operatórias.
Método
Trata-se de uma revisão sistemática, realizada nas bases de dados: MEDLINE, Embase, CINAHL, Scopus, Web of Science e Cochrane, cujo protocolo de revisão está registrado no PROSPERO. A pergunta de pesquisa foi formulada utilizando a estratégia PICO: qual a eficácia do uso de evacuadores de fumaça cirúrgica para reduzir a exposição à fumaça cirúrgica em profissionais que atuam em salas operatórias? Foram considerados estudos que avaliassem o uso de evacuadores de fumaça cirúrgica quanto a redução da exposição à quantidade de partículas prejudiciais que são geradas e liberadas no ambiente cirúrgico pela fumaça cirúrgica. Foram incluídos estudos experimentais e quase experimentais, estudos controlados randomizados e não randomizados. Além de estudos observacionais analíticos, incluindo estudos de coorte prospectivos e retrospectivos, estudos de caso-controle e estudos analíticos transversais. Como guia para conduzir a pesquisa e relatar os resultados utilizamos o PRISMA (itens de relatório preferenciais para sistemática e Meta-Análises).
Resultados
No total foram recuperados 464 estudos. Os estudos elegíveis foram avaliados quanto à qualidade metodológica e dados específicos sobre as intervenções, populações, métodos de estudo e resultados foram extraídos. Os resultados dos estudos incluídos demonstram que há redução significativa da concentração média de compostos tóxicos quando o sistema de evacuação é utilizado.
Conclusões
Incentivar o uso de evacuadores de fumaça cirúrgica é uma medida preventiva que minimiza os efeitos tóxicos causados pela exposição de profissionais à fumaça cirúrgica. Contudo, há poucos estudos que abordem a eficácia do uso dos sistemas de evacuação, principalmente na literatura nacional. Assim, destaca-se, a necessidade de desenvolver estudos que ampliem o nível de evidências sobre o tema. Ressalta-se que uma pesquisa preliminar foi conduzida e não foi identificada nenhuma revisão sistemática atual ou em andamento sobre a temática abordada.
Palavras-chaves
Eletrocirurgia. EXPOSIÇÃO ocupacional. Fumaça.
Referências
Ricketts CD, Horner SK, Clymer JW, Borgmeier PR (2020) A modern surgical smoke evacuator for the challenges of today’s operating room. Med Res Innov 4.
Tokuda, Y., Okamura, T., Maruta, M. et al. Prospective randomized study evaluating the usefulness of a surgical smoke evacuation system in operating rooms for breast surgery. J Occup Med Toxicol 15, 13 (2020).
Vortman R, Thorlton J. Empowering nurse executives to advocate for surgical smoke-free operating rooms. Nurse Leader. Nov. 20, 2020.
Área
Saúde do Trabalhador
Categoria
Enfoque científico
Autores
Adriane Reis Barletta Canicoba, Vanessa de Brito Poveda