Dados do Trabalho
Título
Transcendência das metas internacionais de segurança do paciente no controle da infecção de sítio cirúrgico
Introdução
As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) constitui-se como um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, dentre elas destaca-se a Infecção de sítio cirúrgico (ISC), sendo esta, manifestada durante a internação ou após a alta devido a falha da implementação das metas internacionais de segurança do paciente. É indispensável que o profissional de enfermagem em sua construção intelectual possua conhecimento teórico-prático e técnico-científico atualizado na prevenção de possíveis infecções, em conjunto da equipe multiprofissional, como uma prioridade no cuidado ofertado.
Objetivo
Identificar a importância da enfermagem na prevenção das ISC e no processo da utilização da 4ª e 5ª meta internacional de segurança do paciente no Centro Cirúrgico.
Método
O estudo trata-se de uma revisão integrativa de caráter descritivo, exploratório, embasado em artigos publicados entre os anos 2017 a 2022, nos idiomas português e inglês encontrados nas bases de dados: National Library of Medicine (PubMed), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), e Literatura Latino-americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram utilizados os descritores de forma combinada por meio do operador booleano AND, sendo eles: “Incidência”, “Infecção”, “Sítio cirúrgico” e “Segurança do paciente”. Como critérios de inclusão, artigos disponíveis na íntegra, publicados em português e inglês, já os critérios de exclusão, artigos duplicados nas bases de dados. Foram selecionados 8 artigos publicados nos últimos 5 anos.
Resultados
Após análise dos estudos, evidencia-se a importância do enfermeiro na cultura de segurança do paciente, principalmente no centro cirúrgico, influenciando diretamente na redução de eventos adversos como as ISC, garantido pelo conhecimento técnico científico. A incidência global das ISC esteve relacionada aos diferentes sistemas de vigilância epidemiológica e pela possível ocorrência de subnotificações, dentre os fatores que influenciaram diretamente nas ISC destacaram-se a duração da cirurgia, o longo tempo de internação, índice de massa corpórea (IMC), tabagismo, procedimentos por vídeo, hemotransfusão, e doença crônica preexistentes.
Conclusões
Diante do exposto, ficou evidenciado a importância da atuação do enfermeiro no controle e na prevenção da infecção de sítio cirúrgico, bem como na eficácia da implantação das metas de segurança do paciente.
Palavras-chaves
Infecção de sítio cirúrgico; Segurança do paciente; Enfermagem; Segurança cirúrgica.
Referências
Barbosa S. et al. Papel do enfermeiro no controle a infecção adquirida no centro cirúrgico. Rev Liberum Accessum. 2021; 9(1):10–19.
Souza KV, Serrano SQ. Saberes dos enfermeiros sobre prevenção de infecção do sítio cirúrgico. Rev SOBECC. 2020; 25(1): 11-16.
Silva RH, Nuevo GM. Segurança do paciente e cirurgia segura: uma revisão integrativa. Vittalle Rev Ciências da Saúde. 2020; 32(2): 121–130.
Área
Segurança do paciente
Categoria
Enfoque científico
Autores
ANA WALESKA MENEZES SEIXAS SOUZA, VANESSA SANTOS BONIFÁCIO OLIVEIRA, IZAU SANTOS ANDRADE, GABRIEL MARCOS GOMES SANTOS, GLAUCIENE FERREIRA LIMA, EMILY ANDRADE SANTANA ABREU, LAYANE SANTOS OLIVEIRA