Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Processo de construção de ferramenta de previsão de demanda de materiais em Centro de Materiais

Introdução

O Centro de Material e Esterilização (CME), destina práticas seguras e influenciam diretamente a prevenção de infecções relacionadas a assistência em saúde e segurança do paciente(1). Nesse sentido, o gerenciamento de recursos materiais vem sendo destaque no planejamento cirúrgico, e a incorporação de práticas assistenciais e administrativas tem sido desafio entre as equipes(2). O sucesso de um planejamento situacional, através de um sistema de previsão e provisão de materiais, está relacionado à sua flexibilidade e a capacidade de resposta a mudanças dinâmicas exigidas em um CME, estando diretamente ligada a qualidade e produtividade do serviço(3).

Objetivo

Descrever o processo de construção de uma ferramenta digital de previsão de demanda de materiais cirúrgicos em um hospital universitário do interior do estado de São Paulo.

Método

Estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado no mês de abril de 2022, pela enfermeira supervisora do CME.

Resultados

Muitos são os problemas enfrentados no âmbito de fluxo de materiais, para isso, foi necessária a aplicação de uma ferramenta para identificação de causas e problemas, para posteriormente implementar um sistema de previsão de demanda de forma eficiente e de qualidade. Atualmente, o aviso cirúrgico é realizado pela plataforma digital MV, utilizada para gestão hospitalar. A solicitação de materiais cirúrgicos é realizada pela equipe médica de forma independente, ou seja, sem padronização, diante disso não há controle de arsenal, podendo gerar possíveis cancelamentos e/ou atrasos de procedimentos cirúrgicos eletivos devido a indisponibilidade de material gerada pela falha de gestão no fluxo de materiais.

Conclusões

Foi identificada a necessidade em atualizar o sistema digital MV de solicitação de materiais antes de iniciar a etapa de construção da ferramenta digital de previsão de demanda. Diante disso, verificou-se a necessidade em contatar a empresa desenvolvedora do sistema para sanar possíveis falhas identificadas no sistema, será necessário atualizar toda equipe médica a conhecer o arsenal realístico da instituição, e se condicionar ao uso organizado de materiais, gerando assim, a necessidade em incluir novas regras na solicitação desses materiais, dentre elas foi realizado o levantamento de todo arsenal existente no CME para sua informatização. Com o auxílio do Centro de Informática Médica (CIMED), está sendo produzido um ambiente teste para as equipes médicas e confeccionado um manual explicativo contendo todas as informações necessárias.

Palavras-chaves

Armazenamento de materiais, Técnicas de planejamento; Gestão de qualidade.

Referências

1. Brasil. Ministério da Saúde. Resolução - RDC nº 15, de 15 de março de 2012. Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências. Brasília, 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2012/rdc0015_15_03_2012.html. Acesso em: 10 de mai. 2022.

2. Paschoal MLH, Castilho V. Implementação do sistema de gestão de materiais informatizado do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2010. Dec;44(4):984–8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000400018. Acesso em: 10 de mai. 2022.

3. Pertence PP, Melleiro MM. Implantação de ferramenta de gestão de qualidade em Hospital Universitário. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2010 Dec;44(4):1024–31. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000400024. Acesso em: 10 de mai. 2022.

Área

Gestão

Categoria

Enfoque na prática

Autores

PRISCILA EBURNEO LAPOSTA SPADOTTO, Rodrigo Jensen