Dados do Trabalho
Título
Ensino a distância em endoscopia atinge regiões de todo Brasil em tempos de pandemia
Introdução
Infecções iatrogênicas resultantes da contaminação persistente dos endoscópios gastrointestinais por microrganismos (biofilme cíclico) encontram-se documentadas. O Ensino à Distância (EAD), ampliado durante a pandemia do novo coronavírus, contribui para que os profissionais obtenham ou revisem os seus conhecimentos para a execução do processamento pautado em evidências científicas atualizadas para maior segurança dos pacientes que submetem à endoscopia gastrointestinal.
Objetivo
Relatar a experiência da implementação do curso de EAD de atualizações em endoscopia da SOBECC.
Método
Trata-se de um relato de experiência sobre o curso EAD de atualizações em endoscopia, ocorrido no período de agosto a novembro de 2021. O curso foi desenvolvido pelos membros do comitê de endoscopia da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material em Esterilização (SOBECC). O curso foi divido em dois módulos on-line. Assuntos abordados: evolução histórica e gerenciamento, estrutura física, legislações, tipos de equipamentos e procedimentos endoscópicos, fluxo, dinâmica e gestão, dimensionamento pessoal, gestão da escala mensal e diária, atuação do enfermeiro e time assistencial nos períodos pré e intra-procedimentos, segurança do paciente, processos de acreditação e indicadores de qualidade, capacitação da equipe, higiene das mãos, etapas do processamento, biofilme e infecções. As aulas foram ministradas por enfermeiros com ampla experiência prática nos serviços de endoscopia e pesquisadores com trabalhos desenvolvidos e publicados nesta temática. Videoaulas, não ultrapassando uma hora, artigos científicos, legislações, podcasts e rodas de conversa com especialistas que compuseram o curso. Definiu-se um prazo de quatro meses para finalização dos módulos. Pré-teste e pós-teste, compostos por dez questões, foram pré-requisitos para iniciar as aulas e emissão dos certificados, respectivamente.
Resultados
Setenta profissionais participaram do módulo 1 e 71 do módulo 2. Profissionais de todas as regiões do Brasil matricularam-se nos cursos ofertados, sendo a maioria de São Paulo (24/73) e Rio Grande do Sul (22/73). A nota média dos participantes no pré-teste e pós-teste do módulo 01 foi de 4,7 e 7,1, e módulo 02 de 6,7 e 8,8, respectivamente. Um dos retornos obtidos foi o seguinte: “Parabéns, agregou conhecimentos e percebi que existem muitas não conformidade nas organizações de saúde. Infelizmente, na vivência mesmo tendo conhecimento, dependemos de uma gestão com os princípios que visam mais a qualidade e segurança do paciente, e não somente a preocupação em redução de custos, pois em permissão destes, a melhoria é mínima, principalmente em relação à limpeza e desinfecção de endoscópios. Tenho a certeza de que farei o meu melhor sempre e agora com melhores conhecimentos técnicos”.
Conclusões
O curso EAD alcançou profissionais de todo Brasil, o que provavelmente não seria alcançado com o método presencial, tendo em vista o contexto pandêmico. O conhecimento adquirido propiciou reflexão sobre um tema relevância para a segurança do paciente que submete à endoscopia gastrointestinal, possibilitando melhorias nos processos e práticas assistenciais e gerenciais.
Palavras-chaves
endoscopia; educação à distância; desinfecção.
Referências
- SOBECC. Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico de Recuperação Anestésica Centro de Material de Esterilização. Práticas recomendadas. 8 ed. São Paulo: SOBECC; 2021.
- American Society of Gastrointestinal Endoscopy. Quality Assurance in Endoscopy Committee et al. Guideline for infection control during GI endoscopy. Gastrointest Endosc. 2018;87(5):1167-79. https://doi. org/10.1016/j.gie.2017.12.009.
- Association of Perioperative Registered Nurses. Guideline Summary: Processing Flexible Endoscopes. 2016;104(3):237-42. http://dx.doi.org/10.1016/j. aorn.2016.06.004.
Área
Endoscopia
Categoria
Enfoque científico
Autores
Cristiana da Costa Luciano, Fernanda Torquato Salles Bucione, Maíra Marques Ribeiro, Adriana Cristina Oliveira, Cristina Helena Hotz Pelluci Malki, Eliane Job, Márcia Hitomi Taketi