Dados do Trabalho
Título
A atuação do enfermeiro na prevenção de lesão por pressão (lpp) no centro cirúrgico
Introdução
O posicionamento cirúrgico é realizado no período intra operatório, onde o paciente será colocado em uma posição que seja apto para o procedimento até o seu término. Todo esse processo é um trabalho em equipe, porém cabe principalmente ao enfermeiro realizá-lo junto a equipe multidisciplinar, por ser um dos profissionais responsáveis que lidera o centro cirúrgico e que vai aplicar as medidas necessárias para evitar lesão por pressão (LPP) pós procedimento. Após estudos de uma enfermeira brasileira, foi desenvolvida e validada uma ferramenta para detectar os pacientes com mais tendências a desenvolverem complicações devido ao posicionamento, trata-se da Escala de avaliação de risco para o desenvolvimento de lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico do paciente (ELPO). A escala sinaliza de forma prática os cuidados individualizados para que o enfermeiro e/ou equipe cirúrgica possa prevenir as lesões e/ou complicações decorrentes do posicionamento cirúrgico¹.
Objetivo
Destacar a necessidade da atuação do enfermeiro na prevenção de lesões por pressão nos centros cirúrgicos.
Método
O trabalho descrito é uma revisão integrativa, o levantamento de artigos foi realizado pela Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). As palavras chaves selecionadas de acordo com o Descritores em Ciências da Saúde (DECS) foram: “Centro Cirúrgico Hospitalar”, “Enfermagem de Centro Cirúrgico” e “Lesão por Pressão”. O por meio do operador booleano AND foi agregado às estratégias. Os idiomas selecionados foram português e inglês e os artigos no período de 2017 a 2022.
Resultados
Dentre os principais papéis do enfermeiro na prevenção de LPP no centro cirúrgico, vale destacar: a aplicação da Escala de Avaliação de Risco para o Desenvolvimento de Lesões Decorrentes do Posicionamento Cirúrgico (ELPO), com objetivo de mensurar o nível de risco do paciente e assim estabelecer medidas para prevenção das lesões como: colchões para distribuição de pressão, dispositivo para redução de pressão em regiões de proeminência óssea, instrumentos validados específicos para a classificação do risco de LP em pacientes cirúrgicos, além de superfícies de apoio contendo polímero viscoelástico e outros utensílios para alívio da pressão decorrente do peso e de dispositivos médicos ².
Conclusões
Levando em consideração que o tipo de cirurgia e tempo operatório são fatores de extrema relevância para gerar as lesões por pressão, é de suma importância a equipe cirúrgica promover cuidados durante o ato operatório, considerando um adequado posicionamento e até mesmo o uso de utensílios para distribuir a pressão e proteger as proeminências ósseas ³.
Palavras-chaves
Centro cirúrgico hospitalar; Enfermagem de centro cirúrgico; Lesão por pressão.
Referências
1 - Lopes CMDM, Haas VJ, Dantas RAS, Oliveira CGD, Galvão CM. Escala de avaliação de risco para lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico. Rev Latino-Americana de Enfermagem. 2016; 24:2704
2 - Bezerra SMG, Brito JF, Lira JAC, Barbosa NS, Carvalho KGD, Sousa LSD. Estratégias de enfermagem para prevenção de lesão por pressão em pacientes cirúrgicos. ESTIMA Braziliam Journal of Enterostomal Therapy. 2020; 18:1020.
3 - dos Santos Sandes SM, Costa MF, dos Santos GV, de Freitas LP, de Vasconcelos ACP, Silva LDSL. Lesões provenientes de procedimento cirúrgico: fatores relacionados. Rev SOBECC. 2019; 24(3):161-167.
Área
Posicionamento Cirúrgico
Categoria
Enfoque na prática
Autores
Jordana Sobral Santos, Paula Helen Santos Bispo, Jessica Angelica da Conceição, Emily Andrade Santana de Abreu, Lara Regina Seixas Tavares Pereira