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Dados do Trabalho


Título

METODOLOGIAS ATIVAS: SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DE UMA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO

Introdução

Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia político-pedagógica que se refere a um processo de aprendizagem em saúde a partir de situações problemas vivenciados no ambiente de trabalho. Com base nelas são escolhidas as temáticas que precisarão ser trabalhadas com a equipe no processo ensino-aprendizagem, com o objetivo de aperfeiçoamento e aprimoramento do processo de trabalho1.
No Brasil foi criado a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituída através da Portaria GM/MS nº 198/2004, sendo posteriormente alterada pela Portaria GM/MS 1.996/2007 que apresentou novas estratégias e diretrizes, para implementação da educação permanente em âmbito nacional2.
Deste modo, a educação em saúde está presente em diversas áreas de atuação do enfermeiro, sendo este responsável por realizar a capacitação de sua equipe de trabalho, proporcionando o aperfeiçoamento dos colaboradores por meio de metodologias ativas que trazem de forma mais lúdica e simplificada o conhecimento, podendo ser empregadas in loco sem afastar o colaborador de suas atividades3. A educação permanente em enfermagem na Central de Material e Esterilização é descrita na RDC 15/2012 no Art. 29 que estabelece a obrigatoriedade e a periodicidade da capacitação dos profissionais que atuam na CME4.

Objetivo

Relatar a implementação do uso de metodologias ativas na educação permanente da central de material e esterilização de um hospital privado no estado do Pará, com ênfase na equipe de enfermagem.

Método

Trata-se de uma pesquisa descritiva, tipo relato de experiência, que tem por objetivo relatar atividades de educação permanente realizadas por meio de metodologias ativas numa CME de um hospital privado da cidade de Belém do Pará, no período de janeiro a abril de 2022.

Resultados

A realização dos treinamentos da equipe de enfermagem na CME foi realizada no período de janeiro a abril de 2022 e se deu através de 04 etapas: 1ª etapa: foi a criação do grupo de trabalho, composto por enfermeiros atuantes na CME. 2ª etapa: foi a realização de reuniões com os enfermeiros, para discussão das temáticas, responsabilidades e prazos para realização. 3ª etapa: se deu por meio de pesquisas bibliográficas de artigos disponíveis nas bases de dados e por meio de instrumentos como livros didáticos e manuais/protocolos sobre as diversas temáticas abordadas. A 4ª etapa: a execução dos treinamentos com as metodologias ativas in loco. Nos permitindo observar a maior interação da equipe nos treinamentos e a maior troca de experiências e conhecimentos durante a realização das ações educativas, tendo impacto positivo nos processos de trabalho e a redução dos eventos adversos.

Conclusões

A utilização das metodologias ativas na educação continuada dos profissionais de enfermagem se destaca pelo caráter inovador, pela facilidade no processo de aprendizado e assimilação do conteúdo e pelos seus resultados alcançados. Contribuindo na eficiência das atividades realizadas pela equipe e a redução dos incidentes e eventos adversos. Deste modo com a implementação das metodologias ativas na educação permanente na CME, evidencia sua relevância e a importância de fomentar novas pesquisas para identificar as necessidades de capacitação dos profissionais que trabalham nesse setor, para divulgar as iniciativas de educação existentes, de forma a desenvolver o aprimoramento contínuo dessa área vital para os serviços de saúde.

Palavras-chaves

Capacitação, Educação permanente, Enfermagem, Central de Material e esterilização.

Referências

1. REIS, DLDA. et al. Construção de Manual de Orientações para a Educação Permanente em Centro Cirúrgico: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde REAS | Vol. 13(3). Disponível em: https://doi.org/10.25248/REAS.e6588.2021.
2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf.
3. RIBEIRO MB. A Educação Permanente no Treinamento do Enfermeiro de Centro Cirúrgico: Revisão Integrativa. Rev. SOBECC, São Paulo. ABRI./JUN. 2017; 22(2): 98-105. Disponível em: https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201700020007

Área

Inovações em educação

Categoria

Enfoque científico

Autores

Amanda Caroline Cardoso Gonçalves, Robson Pantoja Portilho, Roberta Santos Raiol Gaspar de Souza, Camila Yuri Hosokawa, Naide Jacqueline Meninea Pina, Neide Akiko Umezaki Maciel, Caroline de Morais Zanchin Veloso