Dados do Trabalho
Título
Complicações pós-operatórias entre pacientes submetidos à gastroplastia por videolaparoscopia e robótica: um estudo caso-controle
Introdução
A gastroplastia é um procedimento cirúrgico indicado para o tratamento da obesidade e pode ser realizado por técnicas minimamente invasivas como a videolaparoscópica (VLP) e a robô-assistida. A ocorrência de complicações pós-operatórias entre as duas técnicas ainda é motivo de discussão na literatura científica.
Objetivo
Comparar as complicações pós-operatórias entre pacientes submetidos à gastroplastia em duas diferentes abordagens: VLP e robô-assistida.
Método
Trata-se de um estudo caso-controle que foi realizado através da consulta ao prontuário eletrônico de pacientes submetidos a gastroplastia por via VLP ou robô-assistida. Foram considerados casos aqueles submetidos ao procedimento pela técnica robô-assistida e controles aqueles submetidos à técnica VLP. Foram incluídos prontuários de pacientes maiores de 18 anos, que aceitaram participar do estudo por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, submetidos à gastroplastia pelas técnicas VLP ou robô-assistida e foram excluídos aqueles em que houve conversão da técnica cirúrgica. As complicações pós-operatórias avaliadas foram: ocorrência de dor durante a permanência em sala de recuperação pós-anestésica (SRPA); náusea na SRPA; vômito na SRPA; retenção urinária na SRPA; vertigem, refluxo; hipoglicemia; hiperglicemia; hemorragia; diarreia e hérnia incisional. O projeto de pesquisa foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados coletados foram analisados utilizando o Software RStudio® versão 1.2.5019. As variáveis qualitativas foram analisadas por meio do teste Qui-quadrado de Pearson com ou sem a correção de Yates, conforme necessidade. As Variáveis numéricas foram avaliadas por meio do Teste t-Student ou Teste de Wilcoxon-Mann-Whitney a depender da distribuição. A normalidade foi testada por meio da inspeção do Gráfico QQ e do Teste Shapiro-Wilk. O nível de significância adotado foi alfa = 0,05.
Resultados
Foram analisados 135 prontuários de pacientes submetidos à gastroplastia dos quais a maioria (93; 68,9%) apresentou algum tipo de complicação pós-operatória. A maioria, 70 (51,85%) era do sexo feminino e o peso médio era de 115,6 kg (DP 21,2 kg). Todos os participantes eram portadores de alguma comorbidade sendo a mais frequente a hipertensão arterial sistêmica (46; 34,1%). Através da análise univariada observou-se que os pacientes considerados casos, no momento da realização do procedimento cirúrgico, apresentaram média de idade significativamente maior em relação aos controles (38,4 vs. 44,9 anos; P=0,002). Os casos apresentaram tempo médio de anestesia superior aos controles (2:10h vs. 3:49h; P<0,001). O tempo cirúrgico médio dos casos foi superior ao dos controles (1:36h vs. 3:00h horas; P<0,001). As complicações mais comuns, entre casos e controles, no pós-operatório foram dor (82; 60,74%), náusea (38; 28,15%) e epigastralgia (26; 19,26%). Contudo, nenhuma complicação apresentou diferença estatística significativa entre os grupos de estudo (P>0,05).
Conclusões
O tempo cirúrgico, tempo de anestesia e permanência na sala de recuperação pós-anestésica foram mais breves entre pacientes submetidos à gastroplastia VLP em comparação à robô-assistida. Ademais, a ocorrência de complicações pós-operatórias foi semelhante entre casos e controles.
Palavras-chaves
Cirurgia vídeoassistida; Procedimentos cirúrgicos robóticos; Cirurgia bariátrica; Enfermagem perioperatória.
Referências
Wang T, Wang Q, Wang S. A Meta-analysis of Robot Assisted Laparoscopic Radical Prostatectomy Versus Laparoscopic Radical Prostatectomy. Open Med (Wars) [Internet]. 2019 [cited 2022 Apr 16] ;14:485-490. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31231685/
Nasser H, Ivanics T, Ranjal RS, Leonard-Murali S, Genaw J. Perioperative Outcomes of Robotic Versus Laparoscopic Sleeve Gastrectomy in the Super-obese. J Surg Res. [Internet]. 2020 [cited 2022 Apr 16];249:34-41. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31918328/
Área
Robótica
Categoria
Enfoque científico
Autores
Beatriz Castro Ribeiro, Erica Almeida Carvalho Peixoto, Ramon Antonio Oliveira