Dados do Trabalho
Título
Padronização e implantação de kits cirúrgicos com foco na diminuição dos desperdícios de insumos, decréscimo de tempo e custos apoiado nas tecnologias Just in Time e Lean Healthcare frente a Covid-19
Introdução
O centro cirúrgico é uma área de extrema importância no complexo hospitalar. Frente a pandemia Covid-19, houve a necessidade de economicidade financeira e de recursos humanos. Tendo em vista a necessidade de conter gastos e manter a eficiência das atividades cirúrgicas prestadas no período de pandemia. A existência de uma farmácia satélite em centro cirúrgico (subestoques) imobiliza patrimônio institucional, fator deletério à instituição. Um perfil de dispensação e consumo Just in time está alinhado as melhores práticas hospitalares1. A padronização dos kits cirúrgicos facilita a administração de materiais, previsão e contenção de gastos, promovendo a imagem positiva dos serviços prestados. A implantação dos kits por procedimento cirúrgico tem como finalidade reunir o material certo, no exato momento em que for solicitado, Just in time, evitando faltas e excessos. Planejar, controlar e organizar baseando-se na metodologia do Lean Healthcare2.
Objetivo
Padronizar os itens dos procedimentos e especialidades cirúrgicas de cada médico. A partir desta análise, foi desenvolvido kits para cada tipo de procedimento, através do alinhamento entre farmácia, enfermagem e parte clínica atuante.
Método
Realizado um relato de experiência, desenvolvido um estudo piloto sobre kits de materiais cirúrgicos em um Hospital Municipal Vereador José Storopolli em São Paulo, sendo realizada uma análise através do sistema de gestão de estoque e indicadores em relação ao consumo médio, devolução de itens solicitados e subestoque existente no centro cirúrgico. De acordo com esses resultados foram desenvolvidos estrategicamente kits de procedimentos padronizados por médicos e especialidades, incluindo cirurgias de emergências oriundas do pronto socorro.
Resultados
Após a implantação dos kits padronizados constatou-se através dos indicadores apresentados houve a redução aproximadamente 34% na quantidade de itens dispensados e utilizados. Comparado com o período anterior à implantação e os dados apresentados. Houve também uma redução de 93% das solicitações de itens extras no guichê da farmácia e redução média de 16% no custo semanal dos atendimentos de requisição. Considerando este panorama implantado em todo o hospital, estima-se uma redução mensal de R$ 80.681,50. Otimização média de tempo em 47,5% para executar as baixas (saídas) dos insumos no sistema de gestão padronizado pelo HMVJS
Conclusões
A experiência implantada foi acompanhada, e os resultados positivos em sua plenitude. A exclusão de subestoque possibilitou a rastreabilidade dos insumos, e mensurar com precisão os relatórios para o mapeamento da gestão. A eficiência desse novo método de padronização não sofreu impactos financeiros e possibilitou o remanejamento de recursos humanos do centro cirúrgico para as áreas Covid-19 que se encontrava sobrecarregada.
Palavras-chaves
gestão da qualidade, centro cirúrgico, Covid 19.
Referências
1-BERTANI, T. M. Lean healthcare: recomendações para implantações dos conceitos de produção enxuta em ambientes hospitalares. 2012. 166f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2012. Disponível em:
2-RÉGIS, T. K. O.; GOHR, C. F.; SANTOS, L. C. Implementação do Lean Healthcare: experiências e lições aprendidas em hospitais brasileiros. RAE, São Paulo, v. 58, n. 1, p. 30-43, jan./fev. 2018. Disponível em:
Área
COVID-19
Categoria
Enfoque na prática
Autores
LUANA RODRIGUES ALVES SANTOS