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Dados do Trabalho


Título

Cirurgias Seguras Salvam Vidas: Validação de Aplicativo Educacional para Profissionais de Saúde

Introdução

A gamificação do aprendizado tem crescido em vários contextos educacionais da Medicina. Nesse cenário, surge a possibilidade de se explorar essa interação com os jogos, para que a motivação de um praticante seja convertida na fixação de um conteúdo (1). Aplicando a gamificação ao cenário brasileiro, nota-se a necessidade de um jogo sério no tema “cirurgia segura”, uma vez que mesmo com diversos checklist e políticas internas de segurança cirúrgica ainda são cometidos muitos erros e negligências em ambiente cirúrgico (2). Nesse contexto é proposto o desenvolvimento de um jogo sério acerca da segurança cirúrgica com o foco em familiarizar o aluno da área de saúde no centro cirúrgico com a segurança do paciente e orientar os profissionais de saúde abordando os procedimentos necessários para uma cirurgia segura.

Objetivo

O objetivo desse estudo é a construção e validação de um jogo sério acerca da segurança cirúrgica, com o foco em familiarizar o aluno da área de saúde no centro cirúrgico com a segurança do paciente e orientar o profissional médico e a equipe cirúrgica, abordando os procedimentos necessários para uma cirurgia segura

Método

Trata-se de uma pesquisa metodológica quantitativa. Foi realizada uma revisão literária dos processos necessários para uma cirurgia segura, explicitando os passos necessários para certificar a segurança do paciente. Foram elaboradas as fases do jogo, a partir da análise do cenário escolhido, bem como as especificações do projeto arquitetural do jogo, dos requisitos de fidelidade/simulação, da interface e interação, especificação de todas as informações do banco de dados e elementos de jogo.
Todos os cenários foram descritos, utilizando como base o checklist para cirurgia segura da OMS (3). Com o roteiro do jogo pronto iniciou-se o desenvolvimento do software. O jogo foi desenvolvido como um aplicativo de jogo de celular e os cenários foram construídos de acordo com a realidade hospitalar.
Durante o jogo, o jogador é o profissional de saúde, e tem de escolher entre as opções do passo a passo das ações a serem realizadas em três momentos perioperatórios: 1) Entrada (todas as confirmações a serem feitas antes de o paciente ser submetido à anestesia), 2) Preparo (tudo que deve ser preparado antes de começar a cirurgia), 3) Saída (o que deve ser conferido e planejado no pós-operatório). Cada passo é composto de um jogo em que ganha-se pontos ao acertar ou perde ao errar, sempre acompanhado de uma explicação teórica para o aprendizado do jogador.

Resultados

A validação do aplicativo teve como objetivos a observação sobre o conteúdo, design, facilidade, utilidade, intuitividade e interesse despertado pelo jogo por juízes e público-alvo. Para juízes, foram convidados profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) com experiência em centro cirúrgico. Durante a validação, obteve-se mais de 90% de aprovação e as principais contribuições dos juízes foi em relação à jogabilidade, em relação ao conteúdo e a utilidade o aplicativo foi elogiado principalmente para o uso educacional. Para o público-alvo foram convidados acadêmicos de medicina e enfermagem. Submetidos a um questionário de aprovação obteve-se também taxa concordância acima de 90%.

Conclusões

Após a validação, concluiu-se que ferramenta pode facilitar o processo de ensino aprendizagem da segurança cirúrgica. Também pode ser utilizada para a orientação de pacientes sobre o processo de cirurgia segura.

Palavras-chaves

Educação médica; Segurança do paciente; Centro cirúrgico; Jogos experimentais

Referências

1. VAN OOIK, P C e colab. Serious gaming in internal medicine education: do we know best or do we know last? The Netherlands Journal of Medicine, 2019.
2. CLÁUDIA, Ana e NACIONAIS, Prioridades. II ANUÁRIO DA SEGURANÇA ASSISTENCIAL HOSPITALAR NO BRASIL. p. 1–99, 2018.

Área

Segurança do paciente

Categoria

Enfoque na prática

Autores

ANA PAULA MODESTO, MARINA GUIMARÃES GUNTHER, BEATRIZ ALVES CHAGAS, Bruna Glislere, Guilherme Nogueira