Dados do Trabalho
Título
O uso do celular pelo paciente hospitalizado durante a pandemia de COVID-19: um relato de experiência
Introdução
O isolamento social foi uma das medidas simples e eficazes que protegeram pacientes e profissionais de saúde contra a COVID-19 no pior cenário de pandemia, enquanto o Brasil e o mundo aguardavam a vacinação em toda a população. Para que tal medida fosse adotada de maneira segura e humanizada, permitiu-se o uso do aparelho celular pelo paciente em hospitais e proibiram-se visitas presenciais.
Objetivo
O objetivo deste trabalho é caracterizar o uso do aparelho celular como uma rede social entre o paciente, familiares e amigos, enquanto estiver restrita a visita presencial no hospital, por ser uma maneira segura que permite manter o paciente em contato com familiares e amigos sem expor o mesmo, os demais pacientes e profissionais de saúde à infecção pelo Novo Coronavírus dentro do hospital.
Método
Trata-se de um relato de experiência, a partir da vivência de profissionais de Enfermagem em um hospital universitário do município de Niterói, RJ, que recebe pacientes com SARS-CoV-2, por meio de uma observação sistemática ocorrida no período de abril a junho de 2021.
Resultados
Os resultados mostraram que os serviços de saúde visam a segurança do paciente, principalmente nesse momento tão difícil, incentivam a adesão de barreiras contra o contágio intra-hospitalar para que não haja maior custo e maior índice de absenteísmo na equipe. Porém, todo paciente, como pessoa, sente a necessidade de cuidados e visitas daqueles a quem estima, assim como sempre há um familiar preocupado e solicitante de notícias sobre o paciente.
Conclusões
Com o aparelho celular, através das redes sociais, o paciente não se sente isolado, permitindo-se acionar alguém da rede apoio de acordo com a necessidade e a de sua família, mantendo o elo social, ainda que hospitalizado, independentemente de horário determinado pelo serviço, da disponibilidade de algum profissional, quantas vezes forem necessárias, sem expor a si próprio, aos demais pacientes, familiares e toda a equipe de profissionais de saúde envolvida na assistência hospitalar, contribuindo para um atendimento humanizado e seguro para paciente, família e equipe. A enfermagem deve estar sensível às demandas afetivo-emocionais dos pacientes que assiste e deve buscar diminuir as distâncias, sobretudo em meio ao cenário pandêmico que ainda vivemos.
Palavras-chaves
Enfermagem; COVID-19; Segurança do Paciente; Saúde do Trabalhador.
Área
Segurança do paciente
Categoria
Enfoque na prática
Autores
Dayse Kelly Lopes Lima