Dados do Trabalho
Título
Medidas de prevenção da hipotermia em pacientes idosos
Introdução
A hipotermia perioperatória é definida como uma redução da temperatura corporal para <36,0°C e pode ser classificada como leve (34°C-36°C), moderada (32°C-34°C) e grave (<32°C) (1). Os locais de monitoramento mais confiáveis são: artéria pulmonar, esôfago distal, nasofaringe e membrana timpânica (1). Estudos relatam que a incidência de hipotermia em cirurgias eletivas é maior em pacientes idosos devido às características específicas desse grupo de pacientes (1,2). Os pacientes idosos são mais predispostos a desenvolver a hipotermia perioperatória devido à redução do conteúdo muscular, maior superfície corporal/peso e redução da vasoconstrição(3).A hipotermia perioperatória no paciente idoso quando não tratada rapidamente, pode ocasionar repercussões importantes no organismo do paciente como a coagulação e função plaquetária prejudicada, tremores e calafrios no pós-operatório, maior consumo de oxigênio, alteração da frequência cardíaca e aumento da pressão arterial(1,2).
Objetivo
Analisar a produção científica acerca da utilização de dispositivos para prevenção da hipotermia em pacientes idosos no centro cirúrgico.
Método
Foi realizada uma revisão integrativa que investigou a produção de conhecimento sobre o uso de dispositivos para prevenção da hipotermia em pacientes idosos no centro cirúrgico. Foram pesquisadas as seguintes bases de dados: Scielo, PubMed, Medline e Lilacs no período de 2016 a 2021.Os termos de busca utilizados na Lilacs e no Scielo foram “hipotermia” AND “período perioperatório” AND “idoso” e “hipotermia” AND “período perioperatório”. Na Medline e PubMed foram usados os termos “hipotermia” AND “periodo perioperatório” AND “idoso” e “hipotermia” AND “periodo perioperatório”. A coleta de dados se deu no mês de outubro de 2021
Resultados
Foram selecionados 10 artigos que preencheram os critérios de inclusão da pesquisa. Sete desses estudos, apontaram a utilização de cobertor de algodão ou manta térmica para prevenção da hipotermia perioperatória no paciente idoso. Três artigos indicaram o uso de fluidos intravenosos aquecidos durante o procedimento cirúrgico em pacientes idosos, como estratégia de prevenção da hipotermia perioperatória.
Conclusões
Entre todos os estudos analisados, o aquecimento com ar forçado, é indicado como melhor método de prevenção da hipotermia perioperatória para o paciente idoso por reverter a hipotermia mais rapidamente e reter o calor no organismo do paciente. Entre os dispositivos mais utilizados para prevenção da hipotermia, estão o cobertor de algodão ou manta térmica seguida do uso de fluidos intravenosos aquecidos durante o procedimento cirúrgico. Este segundo, foi referenciado como dispositivo de alto custo e por isso não está disponível para ser utilizado em todos os pacientes.
Palavras-chaves
hipotermia, idoso, período perioperatório.
Referências
1.Yoo JH, Ok SY, Kim SH, Chung JW, Park SY, Kim MG, Cho HB, Song SH, Cho CY, Oh HC. Efficacy of active forced air warming during induction of anesthesia to prevent inadvertent perioperative hypothermia in intraoperative warming patients: Comparison with passive warming, a randomized controlled trial. Medicine (Baltimore). 2021 Mar 26;100(12):e25235. Doi: 10.1097/MD.0000000000025235. Disponível em:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33761716/ . Acesso em: 01 de jan. 2022.
2.Becerra Á, Valencia L, Saavedra P, Rodríguez-Pérez A, Villar J. Efeito do pré-aquecimento na temperatura corporal na ressecção transuretral da bexiga ou próstata a curto prazo sob anestesia geral: Um estudo randomizado, duplo-cego, controlado. Rep. Sci. 2021;11(1):20762. Publicado em 21 de outubro de 2021. Doi:10.1038/s41598-021-00350-2.Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34675311/. Acesso em: 03 mai. 2022.
3. SOBECC. Diretrizes de Práticas Recomendadas SOBECC.202.
Área
Cirurgia gerontológica
Categoria
Enfoque científico
Autores
Michele de Oliveira Costa, Lisimara Nascimento da Cruz, Nadja Queiros Bonfim, ITHANA QUEILA BORGES PIZZANI FERREIRA, Larissa Borges Andrade, Tatiane Cunha Florentino, Anderson Reis de Sousa