Dados do Trabalho
Título
Contribuições da atuação do enfermeiro na prática da esterilização
Introdução
O centro de material e esterilização (CME) é o local onde é realizado o preparo da carga de esterilização, a limpeza dos equipamentos médicos e a esterilização de material cirúrgico, bem como o processamento especializado de produtos para a saúde(1).No centro de material e esterilização, as atribuições do enfermeiro perpassam pelas questões de gerenciamento, em vistas de agir no contexto de avaliar, coordenar, supervisionar, e até executar as etapas do processamento de produtos para saúde(2,3).
Objetivo
Analisar a produção científica acerca das contribuições da atuação do enfermeiro na prática da esterilização.
Método
Foi realizada uma revisão integrativa que investigou a produção de conhecimento sobre as contribuições do enfermeiro na prática da esterilização. Para a seleção dos artigos foram utilizadas as bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF) no período de 2016 a 2021. Os termos de busca utilizados na LILACS e BDENF foram “Enfermagem” AND “Profissional de Enfermagem” AND “Esterilização” AND “Controle de Infecções”. Na MEDLINE, os termos usados foram “Nursing” AND “Nursing Professional” AND “sterilization” AND “infection Control”. A coleta ocorreu no período de agosto a outubro de 2021.
Resultados
A amostra dessa revisão constituiu-se de 10 publicações recentes. Após a análise dos artigos incluídos na revisão, em relação as contribuições da atuação do enfermeiro na prática da esterilização, três artigos inferem que decorrem da gestão e da implementação das medidas para a redução da ocorrência de infecções, cinco estudos demonstraram que sucedem da adoção de boas práticas para o processamento de produtos, dois artigos informaram que as contribuições da atuação do enfermeiro na prática da esterilização ocorrem no cumprimento das normatizações de controle sanitário e de qualidade além da articulação junto a empresas processadoras de produtos em serviços de saúde.
Conclusões
Os dados analisados permitiram refletir que as contribuições da atuação do enfermeiro estão concentradas nas dimensões gerenciais e assistências. O enfermeiro pode assumir posições estratégicas e de governança da CME, uma vez que este profissional de saúde tenha qualificação para responder legalmente às ações realizadas nesta unidade além de desenvolver uma série de atividades assistenciais que demandam conhecimento específico para o embasamento de suas ações e práticas nesse setor. Entretanto, não se localizou contribuições nas dimensões educacionais de formação e pesquisa, um tópico a ser enfocado por estudos futuros, considerando a relevância do papel do enfermeiro no centro de material e esterilização.
Palavras-chaves
Enfermagem; Profissional de Enfermagem; Esterilização; Controle de Infecções.
Referências
1.Costa, R. da. et al. Papel dos trabalhadores de enfermagem no centro de material e esterilização: revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagem Anna Nery. v.24, n.3, p. 1-13, 2020.
2. Sanches, M. L. et al. Estratégias que contribuem para a visibilidade do trabalho do enfermeiro na central de material e esterilização. Revista Texto Contexto Enfermagem. v.27, n. 1, p. 1-9, 2018.
3. Associação Brasileira de enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC). Diretrizes de práticas em enfermagem cirúrgica e processamento de produtos para saúde. 8. ed. Barueri: Manole, 2021.
Área
Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde
Categoria
Enfoque científico
Autores
ITHANA QUEILA BORGES PIZZANI FERREIRA, Anderson Reis de Sousa, Cintia Santos da Costa, Eliana Maria Oliveira Santos , Edjane Pinho Bittencourt, Juliana Reis Neponuceno de Oliveira, Larissa Borges Andrade de souza