WhatsApp
7° Simpósio Internacional de Onco-Hematologia

Dados do Trabalho


Título

PERFIL ALÉLICO DOS ANTÍGENOS HLA I E II DOS PACIENTES SUBMETIDOS AO TRANSPLANTE DE CÉLULAS TRONCO HEMATOPOIÉTICAS NO HOSPITAL AMARAL CARVALHO (JAÚ/SP)

Introdução

O transplante de células tronco hematopoiéticas (TCTH) depende de diversos procedimentos essenciais para garantir a segurança do paciente e seu respectivo doador e garantir maior confiabilidade do tratamento. O exame de tipagem HLA é um fator importante neste processo, avaliando se o respectivo doador é compatível com o paciente, garantindo menores chances de rejeição do enxerto.

Objetivos

nvestigar os perfis alélicos de HLA dos pacientes que realizaram transplante de células tronco hematopoiéticas em um hospital especializado em oncologia.

Casuística

Foram incluídos resultados de 134 pacientes (268 alelos).

Método

Estudo quantitativo retrospectivo dos resultados obtidos por exame de tipagem de antígenos leucocitários humanos dos 6 locis clássicos dos HLA I e II realizados por Sequenciamento de Nova Geração (NGS) de Jul/2021 a Dez/2022. Todos os dados foram planilhados e analisados via Excel.

Resultados

A diversidade alélica observada em cada locis HLA foram de 18 para HLA-A, 27 para HLA-B, 11 para HLA-C, 13 para HLA-DRB1, 5 HLA-DQB1 e 21 de HLA-DPB1. Analisando os alelos presentes em cada um dos grupos antigênicos, os mais frequentes foram HLA-A*02:01, HLA-B*51:01, e HLA-C*04:01 para os HLA de classe I e HLA-DRB1*07:01, HLA-DQB1*03:02 e DPB1*04:01 nos HLA de classe II. Os alelos sofrem alterações na sua distribuição de acordo com as regiões geográficas brasileiras e de acordo com as etnias autodeclaradas dos indivíduos. O alelo HLA-A e –B mais frequente não mantem o mesmo perfil no Centro-Oeste, onde HLA-A*24:02 e HLA-B*14:02 são os mais frequentes encontrados, enquanto o alelo HLA-C*07:01 é o mais frequente no Sul e Sudeste brasileiro. Para os alelos HLA de classe II as frequências entre as cinco regiões são bastante variáveis. Quanto a etnia, os alelos mais frequentes na amostragem geral variam entre os subgrupos analisados, a exemplificar o alelo HLA-B*51:01 que não foi encontrado nos autodeclarados pretos e o alelo HLA-C mais encontrado nos autodeclarados brancos foi C*07:01.

Conclusões

Os resultados encontrados podem servir como base para o planejamento de transplantes, conhecendo a disponibilidade dos alelos na população analisada, além de direcionar campanhas de recrutamento de doadores, considerando o alto grau de polimorfismo deste gene. 

Palavras Chave

Histocompatibilidade; Sequenciamento de Nucleotídeos em Larga Escala; Transplante de Medula Óssea.

Área

TCTH adultos e pediátrico

Categoria

Pesquisa Original

Instituições

Hospital Amaral Carvalho - São Paulo - Brasil

Autores

RAFAELA FERNANDA CARVALHO RODRIGUES, MARCOS P. V. SOUZA, MARCIA ROMERO MARTINEZ, MAIR PEDRO DE SOUZA