WhatsApp
7° Simpósio Internacional de Onco-Hematologia

Dados do Trabalho


Título

Construção e Sedimentação de um Ambulatório de Enfermagem Especializada em Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas no Sistema Único de Saúde: Relato de Experiência

Introdução

Introdução: O Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas, também conhecido como Transplante de Medula Óssea, é um tratamento proposto para uma variedade de doenças hematológicas malignas e não malignas, autoimunes, congênitas e metabólicas. Dada a sua alta complexidade, além de implicações psicossocioculturais associadas, a vulnerabilidade socioeconômica de alguns pacientes atendidos e a necessidade de aderir ao princípio da integralidade, como preconizado pelo Sistema Único de Saúde, motivaram a criação de um ambulatório de Enfermagem destinado ao cuidado de pacientes pré e pós-Transplante de Medula Óssea em um hospital público na cidade de São Paulo.

Objetivos

Objetivo: O ambulatório na rede pública de saúde foi iniciado no ano de 2016 por uma Enfermeira Clínica com o objetivo de atender pacientes com indicação de transplante autólogo e alogênico aparentado, em fases pré e pós, construindo com o paciente uma relação empática e promovendo educação em saúde.

Casuística

Casuística: Atendimento de Enfermagem especializado aos pacientes com indicação de Transplante de Medula Óssea, nas modalidades autólogo e alogênico aparentado, em fases pré e pós.

Método

Método: Diante da lacuna na literatura de referências sobre o tema, durante o período de fundação, o fluxo implantado baseou-se no conhecimento técnico-científico, na necessidade da instituição e no perfil de pacientes atendidos.

Resultados

Resultados: Desde a implantação, o ambulatório solidificou-se como um importante pilar do serviço de Transplante de Medula Óssea na instituição. A linha de cuidado do Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas institucional contempla as ações e atuação do Enfermeiro em toda a jornada do paciente, desde a entrada no serviço até o retorno ao serviço de origem, atualizada a cada dois anos ou sempre que houver mudança de fluxo, além de estar disponibilizada em plataforma de documentos institucionais. Ademais, o ambulatório realiza mensalmente a análise dos indicadores de qualidade e monitoramento e, quando aplicável, é traçado plano de ação voltado às oportunidades de melhorias, utilizando ferramentas de gestão, como Diagrama de Ishikawa e “Plan, Do, Check, Act”. A eficiência da jornada do paciente é avaliada em análise crítica trimestral, com o setor da Qualidade e Diretoria, por meio de indicadores pré-estabelecidos. Além disso, os pacientes têm à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário para relatar sua experiência durante o processo de Transplante de Medula Óssea, permitindo a avaliação contínua da sua satisfação e a identificação de oportunidades de melhoria para aprimoramento.

Conclusões

Conclusões: A estruturação e a sedimentação do ambulatório de Enfermagem no contexto do Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas na instituição ocorreram a partir do fortalecimento dos padrões de qualidade e submissão aos processos de acreditação, além da contínua avaliação da eficiência dos processos por meio dos indicadores pré-estabelecidos. Acreditamos que este relato de experiência possa servir de base para a criação e consolidação de novos ambulatórios de Enfermagem especializados em Transplante de Medula Óssea. 

Palavras Chave

Transplante de células-tronco hematopoiéticas; enfermagem; Assistência Ambulatorial.

Área

Multidisciplinar

Categoria

Relato de caso ou série

Instituições

Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini - São Paulo - Brasil

Autores

RAFAELLA LUIZE FRANCISCO GOMES DIAS, ANA PAULA CASTRO GUIMA, VALÉRIA APARECIDA GOMES NUNES, MARCIA REGINA MAZOTTI, ROSELENE MESQUITA AUGUSTO PASSOS