Dados do Trabalho


Título

LEUCEMIA LINFOCITICA CRONICA E CANCER DE PROSTATA SINCRONICOS EM RASTREIO DO PROGRAMA DE SAUDE PUBLICA DE ATENÇAO AO IDOSO.

Introdução

O BRASIL ENVELHECE DE FORMA RÁPIDA E INTENSA. SEGUNDO O IBGE, A POPULAÇÃO IDOSA BRASILEIRA É COMPOSTA POR 29.374 MILHÕES DE PESSOAS, TOTALIZANDO 14,3% DA POPULAÇÃO TOTAL DO PAÍS (GOVBR). O CÂNCER DE PRÓSTATA É O 2° CÂNCER EM INCIDÊNCIA E O 5° EM MORTALIDADE ENTRE OS HOMENS NO MUNDO , EM ESTÁGIO INICIAL, AS CHANCES DE CURA SÃO SUPERIORES A 90%. A LEUCEMIA LINFOIDE CRÔNICA B (LLC) É UM TIPO DE CÂNCER QUE AFETA OS LINFÓCITOS B E É A LEUCEMIA DE MAIOR FREQÜÊNCIA ENTRE ADULTOS DO MUNDO OCIDENTAL (30%). CARACTERIZA-SE POR LINFOCITOSE PERIFÉRICA ABSOLUTA DE > 5000/MCL (> 5 × 109/L). CITOMETRIA DE FLUXO CONFIRMA A CLONALIDADE DOS LINFÓCITOS B CIRCULANTES, QUE DEVEM EXPRESSAR CADEIAS LEVES DE CD5, CD19, CD20, CD23 E KAPPA OU LAMBDA.

Objetivo

RELATAR O CASO DA PACIENTE COM NEOPLASIA PRIMÁRIA MÚLTIPLA, AMBAS COMO ACHADOS EM RASTREIO GERIÁTRICO DE VIGILÂNCIA E CONTRIBUIR COM O CONHECIMENTO E AS PARTICULARIDADES DO CASO COM A COMUNIDADE CIENTÍFICA RATIFICANDO A IMPORTÂNCIA DE ATENÇÃO A SAÚDE AO IDOSO NA DETECÇÃO PRECOCE DE PATOLOGIAS ONCOLÓGICAS.

Casuística

PACIENTE, MASCULINO, 73ANOS, ASSINTOMÁTICO, EM CONSULTA PERIÓDICA, APRESENTOU ELEVAÇÃO DE PSA PARA 7,86ng/ml E HEMOGRAMA MOSTRANDO LEUCOCITOSE COM LINFOCITOSE. PACIENTE ENCAMINHADO Á UNACON-STM, SENDO REALIZADA USG EM 07/07/2021 COM PRÓSTATA DE 55,8 G, RESÍDUO PÓS MICCIONAL (103ML) E BIÓPSIA PROSTÁTICA DE ADENOCARCINOMA ACINAR USUAL GLEASON 6 . COMO APRESENTAVA-SE COM LINFOCITOSE PERIFÉRICA, REALIZADO PMO COM 52% DE INFILTRAÇÃO DE MO POR LINFÓCITOS E IFT COMPATÍVEL COM LLC-B , COM RESTRIÇÃO DE CADEIA LEVE. VARREDURA TOMOGRÁFICA SEM ADENO OU VISCEROMEGALIAS, SEM ANEMIA OU PLAQUETOPENIA. CINTILOGRAFIA ÓSSEA SEM EVIDÊNCIA DE DOENÇA BLÁSTICA. CONFIRMADO DISGNÓSTICOS DE CANCER DE PRÓSTATA NÃO METASTÁTICO E LLC-A. SUBMETIDO A PROSTATECTOMIA RADICAL COM ESTADIO PATOLÓGICO: pT2pNx. SEM INDICAÇÃO DE TRATAMENTO UPFRONT PARA LLC, APENAS VIGILÂNCIA ATIVA. SEGUE EM CONTROLE DAS DUAS CONDIÇÕES ONCOLÓGICAS , SEM EVIDÊNCIAS DE RECIDIVAS OU PROGRESSÃO.

Método

TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CARÁTER DESCRITIVO DO TIPO ESTUDO DE CASO, VIABILIZADO ATRAVÉS DA PESQUISA EM PRONTUÁRIO DE UM PACIENTE ESPECÍFICO E REVISÃO DA LITERATURA, SEM CAUSAR DOR OU DESCONFORTO PARA O PARTICIPANTE, SEM ENVOLVER COLETA DE MATERIAL BIOLÓGICO, E SEM FINS LUCRATIVOS. .

Resultados

PACIENTE IDOSO COM ACHADO DE SCREENINGA DE ELEVAÇÃO DE PSA E LEUCOCITOSE PERIFÉRICA, SEGUINDO-SE DIAGNÓSTICO DE ADENOCARCINOMA ACINAR DE PRÓSTATA E LLC-A. SUBMETIDO A PROSTATECTOMIA RADICAL E SEGUE EM WATCH E WAIT EM RELAÇÃO A NEOPLASIA HEMATOLÓGICA.

Discussão e conclusões

A ASSOCIAÇÃO ENTRE LLC E CA DE PRÓSTATA NÃO É ESCLARECIDA. O ESTATUTO DO IDOSO DESTINA-SE A REGULAR OS DIREITOS ASSEGURADOS ÀS PESSOAS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 60 (SESSENTA) ANOS. OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DEVEM ESTAR SEMPRE CIENTES DA EPIDEMIOLOGIA DAS NEOPLASIAS POIS DIAGNÓSTICOS PRECOCES PODEM MELHORAR DESFECHOS . A VIGILÂNCIA ATIVA PERMANECE COMO A MELHOR ESTRATÉGICA NA DETECÇÃO E RASTREAMENTO PRECOCES E TRATATIVAS ESPECÍFICAS, RATIFICANDO A IMPORTÂNCIA IMPERATIVA DOS PROGRAMAS DE ATENÇÃO INTEGRAL A SAÍDE DA PESSOA IDOSA.

Área

Hematologia

Categoria

Relato de caso ou série

Instituições

HRBA - Pará - Brasil, Oncologica Tapajós LTDA - Pará - Brasil

Autores

KALYSTA DE OLIVEIRA RESENDE BORGES, CAIRO BORGES JUNIOR, GIULIA MANUELLA RESENDE ALMEIDA, BIANCA VICTÓRIA RESENDE ALMEIDA, SANDREA OZANE CARMO QUEIROZ, KARLA FABIANE OLIVEIRA MAIA PENALBER