Dados do Trabalho
Título
Cuidado de enfermagem à crianças e adolescentes com câncer em cuidados paliativos: revisão de literatura
Introdução
O câncer origina-se a partir de mutações no DNA celular, o que ocasiona o crescimento desordenado de células e pode atingir órgãos e tecidos à distância, ocasionando metástases. Em crianças e adolescentes, é a primeira causa de morte por doença em países desenvolvidos e a segunda em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer pediátrico corresponde de 2 a 3% de todos os tipos de câncer registrados. Nesse contexto, a oferta de cuidados paliativos torna-se uma importante estratégia de cuidado em saúde a esse grupo de pessoas, uma vez que devem ser ofertados a todo e qualquer paciente que possui uma doença que ameace a vida, seja aguda ou crônica, em qualquer idade. O protagonismo e evidência do papel do enfermeiro no cuidado ao paciente pediátrico em tratamento oncológico no contexto dos cuidados paliativos é fundamental para uma assistência necessária e capaz de proporcionar uma prática baseada em evidências. O presente estudo tem por finalidade apresentar a importância da enfermagem nos cuidados paliativos na oncologia pediátrica.
Objetivo
Evidenciar a importância do cuidado de enfermagem à criança e ao adolescente em cuidados paliativos durante o tratamento oncológico.
Método
Trata-se de uma Revisão de Literatura. A busca dos artigos foi realizada por meio eletrônico na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), dentre os descritores em ciências da saúde (DECS) utilizados, destacam-se oncologia pediátrica, enfermagem e cuidados paliativos. Como critério de inclusão, foram selecionados os artigos publicados no período entre 2016 e 2023, de acesso aberto. Foram excluídos artigos cujo tema não abordasse os cuidados paliativos em crianças e adolescentes em tratamento oncológico. Os estudos identificados foram submetidos à leitura de título e resumo, de acordo com os critérios de elegibilidade previamente estabelecidos.
Resultados
Dentre os mais de vinte artigos listados na base de dados, 18 encontraram-se na BDENF, 16 na LILACS, 2 na IBECS e 2 na MEDLINE. Foram selecionados seguindo os critérios de inclusão, 5 artigos, a partir da leitura e interpretação cujo atendia-se ao objetivo geral proposto.
Conclusão
A enfermagem exerce o cuidado que vai além de uma escuta holística e qualificada, bem como a execução das práticas baseadas em evidências, a partir dos conceitos que regem o exercício da profissão. É a estruturação contínua do que se evidencia aos cuidados que consideram os contextos sociais, físicos e emocionais, proporcionando um cuidado holístico e assistência humanizada.
Área
Enfermagem
Categoria
Categoria Enfermagem
Autores
Camila de Andrade Figueroa , Aline Agnes de Souza Cipriano, Thaynan Gonçalves da Silva