Dados do Trabalho
Título
Conhecimento popular dos sinais e sintomas do câncer infanto-Juvenil após uma intervenção educacional interativa
Introdução
O prospecto de um tratamento eficiente para o câncer infanto-juvenil, advém muitas vezes do diagnóstico precoce desta doença, e a identificação dos sintomas iniciais da doença feita pela criança ou pela família, influencia na procura imediata pelo atendimento de saúde. Dito isso, desenvolver estratégias para promover o aprendizado da população acerca dos sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil tornam-se importantes.
Objetivo
Identificar o conhecimento da população para os sinais e sintomas do câncer infantil durante uma ação em saúde.
Método
Foi realizada uma pesquisa de opinião pública durante campanhas de conscientização sobre o câncer infantil em eventos destinados à promoção da saúde. Participantes de diversas idades e origens socioeconômicas responderam a um questionário sobre seu conhecimento dos sinais e sintomas do câncer infantil. Após responder ao questionário inicial, os participantes jogaram um jogo da memória elaborado pelos pesquisadores, que continha figuras ilustrativas dos principais sinais e sintomas. Em seguida, preencheram um segundo questionário. A coleta de dados ocorreu em locais estratégicos durante os eventos, garantindo uma amostra representativa. Os dados foram analisados estatisticamente utilizando frequências simples e absolutas.
Resultados
Participaram do estudo 99 pessoas, sendo 76 mulheres e 23 homens, com média de idade de 25 anos. Quanto à escolaridade, 59,6% tinham ensino superior, 33,3% ensino médio, 5,1% pós-graduação e 2% ensino fundamental. Antes do jogo da memória, 25 pessoas não conheciam a doença e nenhum sintoma, enquanto 49 conheciam a doença mas não sabiam citar mais de dois sintomas. Após o jogo, apenas oito pessoas não souberam citar mais de dois sintomas. Especificamente, 14 pessoas citaram febre antes do jogo e 61 após; 10 relataram perda de peso antes e 26 após; 10 indicaram vômito antes e 45 após; 9 lembraram de cansaço antes e 37 após; 8 relataram palidez antes e 39 após o jogo. A avaliação dos participantes quanto a estratégia do jogo para o aprendizado foi positiva, destacando o caráter interativo e didático da atividade.
Conclusão
O jogo da memória mostrou-se uma ferramenta importante para apresentar à população a temática do câncer infanto-juvenil. A forma dinâmica do jogo promoveu um ambiente alegre e receptivo, quebrando o estigma do tema e aumentando a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.
Área
Enfermagem
Categoria
Categoria Enfermagem
Autores
Daniela Antunes Arruda, Joao Lucas Alexandre Souza, Nívea Maria Oliveira Oliveira, Fernanda Ribeiro Baptista Marques Almeida