Dados do Trabalho
Título
Promovendo a Conscientização entre Professores: Importância da Detecção Precoce do Câncer Infantojuvenil
Introdução
Anualmente, mais de 400.000 crianças recebem o diagnóstico de câncer mundialmente, sendo que mais de 80% delas vivem em países de baixa e média renda, onde o tratamento muitas vezes não está disponível ou acessível. Além disso o câncer infantojuvenil é considerado um problema de saúde pública. Embora seja considerado uma condição rara em comparação com o câncer em adultos, o qual muitas vezes é evitável, o câncer em crianças e adolescentes são mais invasivos, apresentam crescimento rápido, entretanto com melhor resposta à quimioterapia. Para isso o diagnóstico precoce é fundamental para a sobrevida. Nesse sentido, apesar das taxas de cura alcançarem até 85%, isso é possível somente com diagnóstico precoce e tratamento em centros especializados. Entretanto, mesmo após a remissão da doença, existe uma preocupação com as possíveis sequelas decorrentes do próprio câncer e de seu tratamento. É essencial educar a sociedade sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil para conter o avanço da doença. Iniciativas educacionais e recursos para diagnóstico precoce são fundamentais para esse fim.
Objetivo
Promover a conscientização e educação para professores da rede pública sobre o câncer infantojuvenil, enfatizando a necessidade de diagnóstico precoce
Método
Capacitar os professores da Educação Infantil sobre o câncer infantojuvenil, será realizada uma aula expositiva dialogada, visando sensibilizá-los sobre o impacto da doença nas crianças e a importância da detecção precoce dos sinais e sintomas. O encontro, com duração média de uma hora, incluirá a exibição de um vídeo no qual uma criança sobrevivente compartilha sua jornada de tratamento, destacando a relevância do diagnóstico precoce. A história dessa criança servirá como exemplo de como a detecção precoce foi crucial para sua recuperação e continuidade de sua vida.
Resultados
Espera-se que os professores compreendam a importância da detecção precoce do câncer infantojuvenil, o que pode resultar em tratamentos mais eficazes e na redução das taxas de mortalidade. Eles se tornarão agentes multiplicadores de informação, contribuindo para conscientizar não só na comunidade escolar, mas também fora dela, impactando positivamente para o iniciar tratamento oncológico, ao detectar sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.
Conclusão
Ao sensibilizar os professores sobre o câncer infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce, espera-se uma melhora na detecção e inicio mais ágil do tratamento da doença, reduzindo as taxas de mortalidade.
Área
Enfermagem
Categoria
Categoria Enfermagem
Autores
Juliane Lima Santos , Ana Carolina Siqueira Rodrigues