WhatsApp
2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA:HOSPITAL DE AMOR DE BARRETOS SP

Introdução

No serviço de Oncologia Pediátrica, a atuação do Serviço Social é crucial, demandando intervenções específicas devido à faixa etária dos pacientes. O primeiro contato do assistente social com o responsável legal é feito através de uma entrevista social, visando compreender o contexto familiar, social e cultural. Durante esse processo, são fornecidas orientações necessárias para o tratamento da criança. O Assistente Social se mantém disponível para pacientes e familiares, buscando identificar suas reais necessidades e garantir seus direitos e benefícios.

Objetivo

Compreender a atuação do Serviço Social em relação aos pacientes ambulatoriais do Hospital de Amor.

Método

os dados foram obtidos de forma retrospectiva pelo Tasy, prontuário eletrônico utilizado nos atendimentos do Serviço Social do período de janeiro de 2023 a Dezembro de 2023.

Resultados

Após a análise de 12 meses, se totalizou 10.358 atendimentos, sendo os maiores tratamento fora do domicilio (TFD 2.228/21,5%), recursos extra tratamento (alojamento, medicação cesta básica 3.111/29,9%), orientações previdenciárias (464 atendimentos/4,47%), óbitos (64 atendimentos/0,61%). Após análise, confirmamos a importância da atuação do assistente social, alinhada com as diretrizes do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2012), que preconizam a atuação em quatro eixos: atendimento direto, mobilização social, investigação e assessoria. Destacamos a necessidade de garantir direitos, humanizar o atendimento e orientar pacientes e familiares sobre seus direitos, conforme preconizado na oncologia pediátrica.

Conclusão

Concluímos que o Assistente Social desempenha papel mediador e orientador, priorizando a humanização do atendimento e garantindo o acesso dos pacientes a políticas sociais. Este estudo, baseado em dados do Tasy, contribui para o entendimento do perfil socioeconômico dos pacientes atendidos e orienta a prática profissional, reforçando a filosofia de nossa instituição em trabalhar com humanização.

Área

Reabilitação

Categoria

Categoria Multiprofissional

Autores

Felipe Campos Ferreira, Michelli Bruna Shenten, Lucas Cavalcanti Ribeiro