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2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

O Atendimento Escolar no Suporte Multiprofissional de uma paciente oncológica com quadro de amaurose.

Apresentação do caso

Este estudo tem como objetivo relatar um caso de atendimento escolar hospitalar de uma paciente de nome fictício Ana, com síndrome de Von Hippel-Lidau (VHL), acompanhada por uma equipe oncológica multidisciplinar. A síndrome de VHL é uma doença rara com herança autossômica dominante de alta penetrância, e pode causar hemangioblastomas de sistema nervo central e retina, além de cistos e outros tumores. Em 2018, Ana foi encaminhada ao hospital do relato após evidências de tumor em sistema nervoso central e hemangioblastomas na retina em olho esquerdo, com diagnóstico da síndrome e enucleação do olho direito e laserterapia em olho esquerdo em outro serviço. Desde as primeiras consultas, passou a ser atendida pelo serviço de atendimento escolar hospitalar devido à impossibilidade de frequentar a escola após definição do protocolo de tratamento que envolveu procedimentos operatórios de remoção de tumor cerebelar direito, em 2018 e 2021 e ressecção intramedular em 2020. Com isso, Ana experienciou grande parte de suas vivências escolares em contexto de afastamento presencial da escola de origem.

Discussão

O atendimento escolar no hospital garantiu a continuidade de seus estudos por meio do desenvolvimento de aulas no hospital, contato com a escola de origem feita pela escola hospitalar e orientação da família. Atualmente, Ana apresenta quadro de amaurose, frequenta as aulas presenciais do primeiro ano do ensino médio na escola regular, e segue em acompanhamento com idas bimestrais ao hospital para acompanhamento e medicações. A escola em que Ana está vinculada não oferece suporte didático inclusivo, principalmente, na área de ciências exatas, então participa de aulas remotas com professor de matemática da escola hospitalar. Especificamente, a matemática necessita de um olhar diferenciado por ser uma área com elementos muito difíceis de entender sem um amparo visual. Para superação dessa ausência, o professor desenvolve roteiros para guiar suas explicações e aproximar as informações matemáticas das vivências de Ana, resultando no aumento do repertório e participação escolar dela.

Comentários Finais

Destacamos sobre a importância dos avanços nos tratamentos oncológicos que conseguem garantir altas chances de cura e maior sobrevida, além da necessidade de suporte multiprofissional para desenvolvimento e inserção de pacientes oncológicos na vida social e escolar, abrindo espaço para reflexões e direcionamentos sobre o futuro de crianças e adolescentes sobreviventes do câncer.

Área

Terapia de suporte

Categoria

Categoria Multiprofissional

Autores

LEONARDO BRITO DE SÁ, MONIQUE ALBUQUERQUE FERREIRA