WhatsApp
2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

PROJETO DODÓI: AVALIAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO EM 5 INSTITUIÇÕES DE SAÚDE PAULISTAS

Introdução

O Projeto Dodói é uma iniciativa dedicada ao bem-estar das crianças e adolescentes hospitalizadas com câncer, oferecendo suporte emocional, integração com a equipe médica e com o ambiente hospitalar. Através de uma abordagem lúdica e clara, o projeto facilita a compreensão das fases do tratamento oncológico, permitindo que as crianças expressem suas necessidades físicas e emocionais de forma mais confortável. Além disso, o projeto visa sensibilizar e capacitar os profissionais de saúde e familiares, fortalecendo o apoio necessário para o enfrentamento dessa realidade desafiadora.

Objetivo

O objetivo do presente resumo foi compilar os principais pontos levantados por profissionais de saúde quanto às potencialidades, desafios e mudanças necessárias na implementação do projeto em suas respectivas instituições de saúde.

Método

Foi realizada uma roda de conversa com profissionais de saúde responsáveis pela implementação do projeto em cinco instituições de saúde do estado de São Paulo, para que os mesmos pudessem discorrer sobre os pontos fortes e fracos do projeto, bem como quais as melhorias seriam prioritárias. O encontro foi gravado usando a ferramenta Microsoft Teams, o que possibilitou a transcrição das falas dos convidados. Todos os participantes concordaram em serem gravados para essa finalidade. Foi também realizada uma dinâmica em que os participantes puderam colar post-its para indicar o que achavam quanto aos pontos fortes, fracos e melhorias do projeto. Após a sistematização das falas e materiais, foi realizada a análise descritiva dos resultados.

Resultados

Entre as respostas, os principais pontos fortes descritos foram que os materiais dados pelo projeto (bonecos, gibis, cartilhas de conscientização) ajudam no processo do tratamento, facilitando a compreensão das crianças, adolescentes e seus cuidadores sobre suas doenças e seus processos terapêuticos de forma leve e lúdica. Entre os pontos fracos, foi comentada a necessidade de aumentar o envolvimento de mais profissionais com o projeto. Já os pontos a melhorar comentados foram a capacitação de médicos e outros profissionais a fim de humanizar o tratamento e adequação dos materiais do projeto segundo idade do paciente e situação socioeconômica.

Conclusão

O projeto demonstra fazer a diferença entre os pacientes contemplados por ele, sendo do interesse das instituições que o mesmo permaneça, seja ajustado e aumente em seu alcance para que possa, assim, beneficiar mais crianças e adolescentes.

Área

Leucemia e/ou linfoma

Categoria

Categoria Multiprofissional

Autores

Janaína Rosenburg Gioseffi, Fernanda Cristina dos Santos Simão, Nina Melo, Melissa Abreu Pereira, Fábio Augusto Fedozzi, Catherine Moura