VERSAO EM PORTUGUES DO EPIC-CP (EXPANDED PROSTATE CANCER INDEX COMPOSITE - CLINICAL PRACTICE): TRADUÇAO, VALIDAÇAO E APLICAÇAO PROSPECTIVA: RESULTADOS FUNCIONAIS PRECOCE EM INSTITUIÇAO UNICA
Introdução
O questionário EPIC-CP (Expanded Prostate cancer Index Composite-Clinical Pratice), é uma versão compacta do EPIC original (50 questões) e foi desenvolvido para facilitar o uso na rotina clínica. O objetivo desse estudo é validar a versão em português do EPIC-CP e apresentar resultados funcionais precoces de pacientes operados com cancêr de prostáta (prostatectomia radica robótica) em um centro de referência da América Latina.
Materiais e métodos
A tradução e validação do questionário foram feitas de acordo com Guillemin et al. O questionário foi coletado prospectivamente, e auto-aplicado, por pacientes com cancêr de próstata localizado antes do tratamento, 6 meses após a cirurgia e 01 ano após a prostatectomia radical robótica, entre março de 2017 e junho de 2018.
Para validação foi utilizado o coeficiente alfa de Cronbach. Os resultados funcionais foram separados pelos domínios continência, urinário irritativos, intestinais, sexuais e hormonais e avaliados separadamente em cada momentos (pré-operatório, 06 meses após e 1 ano após a cirurgia). Foi considerado uma elevação clinicamente signficante quando era maior que 1.0 no domínio urinário e 1.6 no sexual. A análise estatística foi feita utilizando o teste T student, Wilcoxon e Friedman, considerando p<0,05.
Resultados
Um total de 589 questionários foi respondidos: 402 pré tratamento, 152 com seis meses após PRR e 35 com um ano da cirurgia. Os paciente tinham média de 62,7 anos (+- 8,5 anos) e com um PSA médio de 6.3 (+- 4,6). Para todos domínios do EPIC-CP o teste alfa de Cronbach variou de 0,75 - 0,77, exceto no domínio hormonal (0,35). Todas análise de consistência interna foram realizada com 06 meses de pós operatório e mostram bons resultados.
Na análise dos resultados funcionais, a continência urinária, após um ano da cirurgia, não mostrou diferença dos resultados préoperatório (p 0.32). Porém, quando comparamos os resultados do domínio sexual com um ano e seis meses após a cirurgia notamos um aumento na pontuação clinicamente e estatiscamente signficante (p<0.01). Os outros domínios tiveram poucas alterações do resultado pré cirurgia.
Conclusão
A versão em português do EPIC-CP é um questionário aplicável e válido nos pacientes operados de cancêr de próstata. Nos nossos, o grupo operado há 06 meses obteve resultados clinicamente signficantes quando comparados com antes de operar no domínio urinário e sexual, porém não obteve diferença clinicamente significante com um ano da cirurgia.
EPIC-CP; EPIC; PROSTATA; CANCER; ROBÓTICA;
Uro-oncologia
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Danilo Budib Lourenço, Breno Santos Amaral, Ana Vasconcelos, Fernanda Russo, Sergio Alonso Araujo, Hugo Octaviano Duarte Santos, Alexandre Dib Partezani, Alan Roger Gomes Barbosa, Gustavo Caserta Lemos, Arie Carneiro