TRATAMENTO DE PEQUENAS MASSAS RENAIS EM PACIENTES ACIMA DE 75 ANOS: AVALIAÇAO DE SEGURANÇA E EFICACIA ONCOLOGICA PRECOCE DOS PACIENTES SUBMETIDOS A ABLAÇAO RENAL PERCUTANEA
Introdução: A incidência de pequenas massas renais tem aumentado gradativamente ao longo dos últimos anos devido ao uso mais disseminado e melhor resolução dos métodos de imagem. Sendo assim, as modalidades para o seu tratamento sofreram algumas evoluções. A nefrectomia radical era o padrão ouro para tratamento dos tumores renais, mas com a diminuição de tamanho das massas e o surgimento das técnicas minimamente invasivas, a nefrectomia parcial videolaparoscópica ou robo assitida e a terapias ablativas tornaram-se opções factíveis e seguras.
Objetivos: Análise da segurança e eficácia oncológica precoce dos pacientes submetidos a ablação por radiofrequência de pequenas massas renais acima de 75 anos.
Métodos: Realizada análise retrospectiva, de Novembro de 2016 até Junho de 2018, dos casos dos pacientes acima de 75 anos que foram submetidos a ablação renal percutânea para pequenas massas renais em nosso serviço.
Resultados: O número de pacientes submetidos a ablação por radiofrequência no período analisado foi de 176 sendo 52 deles acima de 75 anos sendo tratadas 60 lesões nos casos selecionados. O estadiamento clínico foi: 55 pT1a, 3 pT1b, 1 Bosniak III e 1 Bosniak IV; sendo o tamanho médio da lesão de 2,36 cm (1,0 - 5,4 cm). Os resultados das biópsias foram: 7 oncocitomas, 17 carcinomas de células claras, 4 papilíferos, 1 cromófobo, 3 angiomiolipomas e 3 negativos. Em 23 casos não foi obtido material suficiente para o diagnóstico histológico, principalmente pelo pequeno tamanho das lesões. No seguimento oncológico foi verificada uma taxa de sucesso de 96,34% após a primeira aplicação. A taxa de complicações precoces após o procedimento foi 27,2%, e, desses casos, mais da metade foram classificadas como Clavien I.
Conclusões: A ablação por radiofrequência mostrou-se segura e eficaz, com baixa taxa de complicações no pós-operatório. Apresenta resultados promissores no seguimento oncológico, apesar de ainda precisar de um tempo maior de seguimento.
tumores renais; doenças renais; biópsia renal; nefrectomia; técnicas de ablação
Uro-oncologia
Instituto Prevent Senior - São Paulo - Brasil
Alexandre Augusto Monteiro Sato, Fabiano Matsumoto, Gabriel Barbosa Franco, Leandro Gonçalves Silva, Fabricio Prospero Machado, Mauricio Kauark Amoedo, Silvio Fontana Velludo, Frederico Jovita, Alex Dufloth Santin, Demian Junkglaus Travesso