PLANEJAMENTO DE NEFROLITOTOMIA PERCUTANEA ATRAVES DE RECONSTRUÇAO 3D INTERATIVA EM APLICATIVO DE SMARTPHONE
A nefrolitotomia percutânea é a principal indicação para cálculos renais complexos e maiores de 2cm. O acesso a via excretora através de punção percutânea é o ponto chave para o sucesso do procedimento. Uma das principais preocupações do cirurgião é evitar sangramentos que interfiram no sucesso da cirurgia. Para tanto, a qualidade de imagens pré-operatórias é fundamental para um bom resultado pós-operatório. Atualmente, a realização de Tomografia Computadorizada (TC) é mandatória para avaliação da localização do cálculo, sua localização precisa e avaliar se há presença de órgãos adjacentes no trajeto da punção renal. Porém, a TC não fornece informações precisas da vascularização renal, principalmente de vasos tributários e segmentares. Casos complexos demandam um melhor estudo dessa anatomia vascular.
Novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas para contribuir na avaliação pré-operatória. A reconstrução tomográfica tridimensional (3D) seja através de softwares, seja através de impressão 3D de modelos baseados na própria anatomia renal, vem sendo desenvolvidos para cada vez mais auxiliar o urologista em casos cirúrgicos complexos.
Apresentamos um vídeo de relato de caso cujo planejamento de punção percutânea foi realizado através da plataforma docdo (www.docdo.com.br), uma nova tecnologia de reconstrução de imagens 3D com acesso as imagens em aplicativo de smartphones e tablets completamente interativo e de fácil acesso, inclusive em campo cirúrgico. Trata-se de uma paciente de 34 anos com cálculo coraliforme incompleto de 4,5cm em seu maior eixo. História de 2 nefrolitotomias percutâneas prévias. Procedimento realizado em decúbito dorsal, tempo cirúrgico de 60minutos, tempo de radioscopia de 6minutos. Punção única, stone free e optado por totally tubeless. Recebeu alta no 1º pós-operatório. Grau de complicação de Clavien I.
Ao nosso ver, a reconstrução 3D das imagens tomográficas e seu uso interativo em aplicativo de smartphones e tablets, contribui para um melhor planejamento pré-operatório em nefrolitotomias percutâneas. A tecnologia é inédita e de grande utilidade em casos complexos. Estudos prospectivos randomizados deverão ser realizados para melhor demonstrar seus benefícios e sua aplicabilidade clínica.
Nefrolitotomia Percutânea; tecnologia; reconstrução 3D; endourologia
Litíase / Endourologia
Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo - Brasil
Luiz Alexandre Villares da Costa, Vinícius Dall'Aqua, Antonio Correa Lopes Neto, Beatriz Martinelli Casulli, Luis Renato Rodrigues Arnoni, Marcos Tobias Machado, Mario Henrique Elias Mattos, Alexandre Augusto Monteiro Sato, Mario Covas Moschovas, Aurus Dourados Menezes