LEIOMIOSSARCOMA DE PROSTATA SECUNDARIO A RADIOTERAPIA PARA CANCER DE RETO, UM DESAFIO PARA O UROLOGISTA
Introdução: os sarcomas são tumores malignos raros, correspondendo a 1% das neoplasias malignas em adultos. Surgem de tecidos mesenquimais e têm capacidade de diferenciação em músculo esquelético liso ou estriado, tecido adiposo e fibroso, osso e cartilagem. A idade média de aparição é dos 50 aos 67 anos, com maior incidência em mulheres, na proporção 2 mulheres para cada homem. História de radioterapia é um dos fatores associados ao aparecimento da doença e há relatos de sarcomas diagnosticados até 54 anos depois da RT, sendo a média de 7 a 16 anos, na maioria das vezes relacionados a doses superiores a 40Gy.
Métodos: o vídeo mostra a prostatectomia radical laparoscópica assistida por robô de um paciente com diagnóstico pré-operatório em biopsia revelando leiomiossarcoma de próstata. O paciente havia recebido radioterapia pélvica 13 anos antes em tratamento a adenocarcinoma colorretal. Ponto interessante é que encontrou-se o plano posterior da próstata com dificuldade para dissecção acima do habitual e utilizou-se alteração da técnica cirúrgica padrão para dissecção retrógrada do plano posterior da próstata, de forma análoga à realizada durante a prostatectomia radical aberta.
Discussão e conclusão: o pilar do tratamento de todo sarcoma é a exérese cirúrgica e a ressecção cirúrgica incompleta possivelmente é o principal critério de pior prognóstico. Além do tratamento cirúrgico, deve-se avaliar quimioterapia e radioterapia adjuvantes. Há poucos estudos sobre o efeito de nova radioterapia para tratamento de sarcoma em área já irradiada no passado. De forma similar, o papel da quimioterapia adjuvante ainda é incerto. O ideal, portanto, é que as decisões terapêuticas sejam individualizadas. Além disso, estimula-se que os médicos lembrem desta possibilidade diagnóstica que, embora rara, pode acometer regiões familiares ao urologista.
Neoplasias da próstata; sarcoma; robótica
Uro-oncologia
Hospital Felício Rocho - Minas Gerais - Brasil, Pós-graduação Ciências Médicas - MG (PGCMMG) - Minas Gerais - Brasil
Rodrigo Lolli Almeida Salles, Leidy Paola Casas Grajales, Paulo Batista de Oliveira Arantes, Ricardo Hissashi Nishimoto, Pedro Romanelli de Castro, Julia Duarte de Souza, Stella D'Ávila de Souza Ramos