URETEROTOMIA INTERNA COM LASER PARA CORREÇAO DE ESTENOSE URETERAL POS MANIPULAÇAO PREVIA
Introdução: A estenose ureteral adquirida como complicação de procedimentos cirúrgicos para doenças benignas apresentam melhores resultados, contando que o tratamento seja realizado precocemente. As estenoses ureterais proximais e distais respondem melhor a endoureterotomia do que as estenoses ureterais do terço médio. Entretanto, quando comparados com os resultados da reparação cirúrgica aberta, os resultados dessa técnica a longo prazo não foram ainda não foram definidos. As estenoses de longa duração ou necrose ureteral isquêmica pós-operatória não são tratadas satisfatoriamente com ureterotomia interna. O tratamento das estenoses ureterais com Acucise deve ser reservado a lesões estenóticas curtas(menores que 1,5 cm) nos rins com função preservada. Neste trabalho visa a descrição da técnica para correção da estenose de ureter.
Métodos: estudo retrospectivo, no período entre 2012 a 2018,apresentando seis pacientes com estenose de ureter, sendo três mulheres e três homens, submetidos a tratamento endoscópico prévio.
Resultados: na análise, dois pacientes apresentavam estenose ureteral maior que um centímetro e foram submetidos a nefrectomia toral por exclusão renal. Três pacientes continham estenoses ureterais menores que 1 centímetro e com pós-operatórios de cirurgias endoscópicas de 3, 5 e 6 meses, sendo submetidos a ureterotomia interna a laser com bons resultados. Na amostra, um paciente foi realizado ressecção ureteral via aberta com anastomose termino-terminal com resultado esperado.
Conclusões: as subestenoses ureterais apresentados resultados satisfatórios ao tratamento endoscópico, sendo possível tratamento cirúrgico minimamente invasivo nos casos de estenoses ureterais curtas(menores que 1 cm) e secundárias
estenose ureteral; ureterotomia interna a laser; complicação pós cirurgia endourológica
Litíase / Endourologia
Hospital São Paulo - São Paulo - Brasil, Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp - São Paulo - Brasil
Marcelo Denilson Baptistussi, Matheus Soares Vital, Fabiano Parigi, Gabriel Salim Casseb, Felipe Barufaldi, João Antônio Vannucci Paluan, Murilo Ferreira Andrade, Minoru Morihisa, Haylton Jorge Suaid, Luis Mário Gentil Neto