CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS DE PACIENTES SUBMETIDOS A NEFRECTOMIA PARCIAL NO SERVIÇO DE UROLOGIA DO IMIP
Objetivo: O presente estudo objetiva descrever a experiência em nefrectomia parcial laparoscópica (NPL) do Serviço de Urologia do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).
Métodos: Foi realizada análise retrospectiva de dados de 16 pacientes submetidos a NPL no IMIP entre janeiro/2018 e fevereiro/2019.
Resultados: A abordagem laparoscópica representou 94,1% das nefrectomias parciais realizadas no Serviço entre janeiro/2018 e fevereiro/2019. 56,25% dos pacientes eram do sexo masculino, e metade dos pacientes tinham 60-69 anos de idade. A maioria deles era hipertensa. 31,25% dos pacientes possuíam antecedente de outra neoplasia, inclusive renal. Nesta casuística não houve lateralidade mais frequente. 43,75% dos tumores mediam menos de 4 cm de diâmetro à imagem, corroborado pelo tamanho real da peça cirúrgica. 68,75% dos tumores eram malignos. Foi utilizada isquemia quente em todas as cirurgias. A porcentagem de margens acometidas ( 6,25%) e complicações pós-operatórias (um paciente necessitou de hemotransfusão e outro evoluiu com infecção respiratória) foi baixa, consistente com os dados da literatura.
Conclusões: NPL é uma técnica cirúrgica segura e eficaz, com bons resultados oncológicos em tumores renais T1, associado a um tempo de internamento curto, baixo índice de complicações e bons resultados funcionais.
Características clínicas; nefrectomia; neoplasia renal.
Uro-oncologia
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) - Pernambuco - Brasil
Thalita Dutra e Silva , Rodrigo Luciano Ramos da Silva, Márcio Andrade Silva Freire, Levi Cézar de Castro Figueiredo, Guilherme Tavares da Silva Maia, Clóvis Fraga Tenório Pereira, Seráfico Pereira Cabral Júnior