NEFROLITOTRIPSIA FLEXIVEL COMBINADA COM MINI-PERCUTANEA: UMA BOA OPÇAO PARA DEIXAR O PACIENTE “STONE FREE”?
Introdução: A nefrolitotripsia percutânea (NLP) é um dos principais métodos de tratamento da litíase renal, especialmente nos cálculos com mais de 2cm de diâmetro. Embora a fragmentação completa do cálculo seja o objetivo, isso por vezes não é possível, havendo necessidade de procedimentos adicionais. Juntamente com os avanços tecnológicos, o uso de ureteroscópio flexível combinado com o laser aumentou no tratamento de cálculos intra-renais. Uma nova técnica chamada cirurgia endoscópica intrarrenal combinada (ECIRS), é uma opção prática para o tratamento de cálculos renais complexos. O método combina simultaneamente ureterolitotripsia flexível e nefrolitotripsia percutânea (ECIRS) para explorar cavidades renais. A principal vantagem do uso simultâneo da terapia anterógrada e retrógrada para cálculos renais complexos é alcançar as melhores taxas livres de pedras (stone free). Nos últimos anos, houve um grande desenvolvimento dos equipamentos minimante invasivos para cirurgia percutânea, principalmente devido à diminuição do sangramento durante o acesso percutâneo como a mini-ECIRS. O presente estudo sugere o uso do tratamento cirúrgico com mini-percutânea associado à nefrolitotripsia flexível com laser como alternativa na eliminação dos cálculos intra-renais, demonstrando o alto índice de sucesso da técnica e baixas taxas de complicações
Objetivos: O presente estudo tem como objetivo destacar o uso da mini-ECIRS como método minimamente invasivo no tratamento de cálculos renais maiores que 2cm, com baixo índice de complicações e sucesso para atingir melhores taxas de stone free.
Métodos: Foram avaliados 112 casos tratados de maneira combinada após 3 meses da cirurgia, nos anos de 2012 a 2015, através de tomografia computadorizada. Utilizado como parâmetro de stone free, fragmentos menores que 2mm ou ausência de cálculos.
Resultados: Dos pacientes tratados com cirurgia combinada, 96% apresentaram-se como stone free após 3 meses do tratamento.
Conclusões: Considerando que nos melhores serviços de nefrolitotripsia percutânea observa-se taxas de stone free de 78%, em média, o presente estudo sugere a cirurgia renal combinada (ECIRS) para aumentar a taxa de stone free.
Nefrolitíase; litotripsia; lasers; terapia combinada.
Litíase / Endourologia
HOSPITAL SÃO PAULO - São Paulo - Brasil
HAYLTON JORGE SUAID, FELIPE BARUFALDI, MARCELO DENILSON BAPTISTUSSI, FABIANO PARIGI, GABRIEL SALIM CASSEB, MATHEUS SOARES VITAL, JOÃO ANTÔNIO VANNUCCI PALUAN, MINORU MORIHISA, MURILO FERREIRA ANDRADE, LUIZ MÁRIO GENTIL NETO