FOTOVAPORIZAÇAO DA PROSTATA COM LASER VERSUS RESSECÇAO TRANSURETRAL DA PROSTATA: EXPERIENCIA INICIAL COM 529 CASOS DE UM UNICO CENTRO BRASILEIRO
INTRODUÇÃO: A ressecção transuretral da próstata (RTUp) é hoje o padrão ouro para o tratamento dos pacientes com hiperplasia benigna da próstata (HPB) associados aos sintomas obstrutivos do trato urinário inferior. O GreenLight Xcelerated Performance System (GL-XPS)™ laser é uma alternativa para o tratamento destes pacientes com sintomas obstrutivos. Nos reportamos a experiência de único centro brasileiro por um período de 1 ano com esta tecnologia comparando-a com a RTUp, avaliando critérios como tempo de irrigação, tempo de sonda vesical e tempo de hospitalização.
MATERIAIS E METODOS: Estudo retrospectivo e comparativo com 529 pacientes submetidos ao tratamento com GL-XPS por HPB vesus 102 pacientes tratados de forma convencional com RTUp durante o mesmo período. Os critérios de inclusão foram a indicação cirúrgica para o tratamento da HPB e os critérios de exclusão foram a presença de tumores vesicais associados e a necessidade de biópsia de próstata associada ao procedimento.
RESULTADOS: Os dois grupos estudados eram homogêneos com exceção da idade (p = 0.045). A média de tamanho da próstata no pré-operatório era de 64.5g (7-188g) no grupo do GL-XPS vs. 66.5g (19-145g) no grupo da RTUp. O tempo de cirurgia foi similar 60.9min vs 63.3min. O tempo de ressecção comparado com o tempo de laser foi diferente do gurpo GL-XPS vs TURP (29.6min vs 63.3min) respectivamente (p = 0.0001). O tempo de cirurgia foi similar. As maiores diferenças foram identificadas no tempo de sonda com 9 horas no grupo do GL-XPS vs 46 horas na RTUp, tempo de irrigação de 7 horas no grupo GL-XPS vs 22 horas na RTUp e o tempo de internação foi em média de 14 horas no grupo GL-XPS contra 31 horas na RTUp (p = 0.0001). Ocorreram apenas 4% de retenções urinárias no grupo do GL-XPS e 3% no grupo da RTUp com taxas de complicações semelhantes (p = 0.528).
CONCLUSÃO: A tecnologia GL-XPS se mostrou segura e eficiente, por vezes superior ao tratamento padrão com RTUp, com menor tempo de sonda, de irrigação e de internação. É necessário um maior tempo de acompanhamento para comparar a eficácia a longo prazo desta tecnologia.
Hiperplasia da próstata, Fotovaporização, Greenlight, Greenlight XPS, ressecção endoscópica da próstata.
Hiperplasia Prostática Benigna
HOSPITAL SANCTA MAGGIORE HIGIENÓPOLIS - PREVENT SENIOR - São Paulo - Brasil
Saulo Cunha Recuero, Emerson Luiz Zani, Tulio Santos Agresta, Cassius Martins Silva, Giovani Balasso, Rodolfo José Favaretto, Alexandre Stievano Carlos, Rodrigo Batista Alcântara, Gabriel Barbosa Franco, Leandro Gonçalves Silva