A DISTANCIA ENTRE A PELE E O CALCULO, AVALIADA PELA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA, PODE PREDIZER A TAXA DE SUCESSO DA LITOTRIPSIA EXTRACORPOREA POR ONDAS DE CHOQUE EM CALCULOS RENAIS DE POLO INFERIOR
Introdução: Entre as várias técnicas empregadas hoje em dia, a litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO) é um dos métodos mais utilizados e considerado bem indicado para cálculos renais de polo inferior menores que 1 cm. É observado que taxa de sucesso da LECO depende do tamanho, localização e composição do cálculo, bem como do biótipo do paciente e da performance do litotridor. Foi comparado nesse estudo, alguns fatores importantes, dando ênfase na distância entre a pele e o cálculo (DPC), medida pela tomografia computadorizada sem contraste (TCSC), como fator preditivo de sucesso.
Objetivos: Demonstrar que a DPC, em cálculo renal de polo inferior, é um fator independente que pode predizer a taxa de sucesso da LECO, nestes casos.
Materiais e Métodos: Foi observado um grupo de 65 paciente entre o período de 2015 e 2018, com cálculos ente 5 e 10mm em polo inferior do rim, sintomáticos, submetidos a TCSC prévia e posteriormente submetidos a LECO. Após procedimento foi comparado a DPC medida pela TCSC, com base em 3 medidas do cálculo até a pele, entre 45 e 90 graus e observado a taxa livre de cálculo após procedimento – considerados ‘’stone free’’. Foi avaliado o índice de massa corpórea (IMC) e a densidade do cálculo (medida em unidade Hounsenfield). Em 12 pacientes foi realizado TCSC para avaliar litíase residual e apenas 6 pacientes foram submetidos posteriormente a ultrassonografia ou raio-x para este controle.
Resultados: No total, 30 pacientes (46,2%) obtiveram 100% de SF, enquanto 35 (53,8%) pacientes permaneceram com cálculos residuais. A média da DPC foi de 8,2 cm (+/- 1,7) no grupo considerado SF e 10,53cm (+/- 1,8) no grupo com litíase residual (P<0,010)
Conclusões: Apesar de outros fatores, estatisticamente, a DPC sozinha pode predizer resultados da LECO em cálice inferior.
litotripsia; calculos renais; tomografia computadorizada
Litíase / Endourologia
Hospital Beneficiência Portuguesa - São Paulo - Brasil, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP - São Paulo - Brasil
Marcelo Denilson Baptistussi, João Antônio Vannucci Paluan, Gabriel Salim Casseb, Haylton Jorge Suaid, Fabiano Parigi, Felipe Barufaldi, Minoru Morihisa, Murilo Ferreira Andrade, Matheus Soares Vital, Luiz Mário Gentil Neto