ENUCLEAÇAO PROSTATICA A LASER UTILIZANDO LASER DE HOLMIUM DE ALTA POTENCIA (HOLEP)
Introdução: Sintomas do trato urinário inferior (LUTS) provocados por hiperplasia prostática benigna, representam uma das condições mais comuns que afetam a qualidade de de vida durante o envelhecimento. Quando o tratamento medicamentoso não provoca alívio nos sintomas ou causam efeitos colaterais, o tratamento cirúrgico deve ser considerado. A enucleação prostática a laser utilizando laser de holmium é considerada pelos guidelines Americano e Europeu como o padrão ouro para o tratamento de próstatas aumentadas.
Objetivo: Apresentar um vídeo de enucleação prostática utilizando o laser de holmium de alta potência.
Materiais e Métodos: Paciente 70 anos, em uso de medicação combinada para hiperplasia prostática benigna ha 12 anos, evoluindo com piora dos sintomas do trato urinário inferior e retenção urinária aguda. Apresentava volume prostático de 120 gramas.
A cirurgia foi realizada utilizando um elemento de trabalho específico para cirurgia a laser e camisa de ressecção 22 F. O laser utilizado foi um laser de holmium de 60 W da empresa Quanta System. A cirurgia foi realizada com uma fibra de 800nM e a potência utilizada foi de 60 W.
A técnica realizada para a enucleação do adenoma foi a técnica em bloco. Após a enucleação, o adenoma é mobilizado para o interior da bexiga e realizado a morcelação do adenoma. O morcelador utilizado foi o versacut da empresa Lumenis.
Resultados: O tempo operatório total foi de 150 minutos. No pós operatório o paciente foi encaminhado para o quarto com sonda vesical 22 F e irrigação vesical contínua. A sonda vesical foi retirada no dia seguinte da cirurgia e o paciente recebeu alta hospitalar, contabilizando 27 horas de internação hospitalar. O paciente retornou as suas atividades laborativas 48 horas após a alta hospitalar. Paciente não apresentou incontinência urinária no pós operatório ou outras complicacões.
Conclusão: A enucleação prostática com laser de holmium (HOLEP) apresenta vantagens em relação as cirurgias convencionais, pois diminui o tempo de internação hospitalar, diminui o risco de transfusão sanguínea, sendo considerada o padrão ouro pelos guidelines Europeu e Americano.
holep, hpb, laser.
Hiperplasia Prostática Benigna
HOSPITAL DE ENSINO ALCIDES CARNEIRO - Rio de Janeiro - Brasil, UERJ - Rio de Janeiro - Brasil
PEDRO GABRICH, RODRIGO LOUREIRO DE MARINS, RAFAEL GABRICH, BRUNO RIBEIRO GUIMARAES CARVALHO