“FATORES PREDITIVOS DE COMPLICAÇOES NA NEFRECTOMIA LAPAROSCOPICA PARA TRATAMENTO DA PIELONEFRITE XANTOGRANULOMATOSA.”
Introdução: A pielonefrite xantogranulomatosa (PNXG) é uma forma atípica de infecção grave do rim, caracterizada pela destruição crônica do parênquima renal. A nefrectomia é o tratamento de escolha sendo considerada por muitos autores uma contra-indicação relativa à nefrectomia laparoscópica (NL) devido a sua grande dificuldade técnica.
Objetivo: Identificar fatores preditores para avaliar a dificuldade cirúrgica ou a probabilidade de conversão da via laparoscópica para a aberta no tratamento da PNXG com base em parâmetros clínicos, laboratoriais e tomográficos.
Métodos: Estudo retrospectivo de 2006 a 2015 envolvendo 320 pacientes submetidos à NL transperitoneal por patologias benignas, dentre os quais 23 (7,18%) tiveram diagnóstico confirmatório histopatológico de PNXG. Foram avaliados dados referentes às características epidemiológicas dos pacientes, tempo cirúrgico, sangramento, tempo de internação, dados radiológicos e complicações, bem como eventual existência de associação entre estes fatores.
Resultados: O tempo operatório foi maior nos casos com presença de cálculo coraliforme (CC), onde foi maior também a taxa de conversão para via aberta (p <0,0001). Da mesma forma, um volume de perda sanguínea foi observado entre os pacientes com CC, bem como nos casos onde houve conversão para via aberta e nos pacientes que desenvolveram qualquer tipo de complicação (p=0,003). Observou-se ainda maior prevalência de hematúria e tempo de permanência hospitalar mais prolongado entre os pacientes que sofreram conversão para a via aberta (p <0,001).
Conclusão: O tratamento laparoscópico da PNXG permanece desafiador e controverso devido às dificuldades técnicas impostas pelo processo inflamatório inerente à própria doença. A presença do CC está relacionada à maior dificuldade cirúrgica, com base no maior tempo operatório, tempo de hospitalização, taxa de sangramento e risco de complicações. O conhecimento destas informações ajudará os cirurgiões, principalmente os mais inexperientes, a melhorar seus resultados bem como diminuir suas taxas de complicações, particularmente durante o período em que buscam vencer a curva de aprendizado da NL.
Pielonefrite xantogranulomatosa; nefrectomia laparoscópica; complicações cirúrgicas.
Infecção
Faculdade de Medicina de Botucatu - Hospital das Clínicas - São Paulo - Brasil
Felipe do Carmo Moura, Flavio Vasconcelos Ordones, Paulo Roberto Kawano, Rodrigo Guerra da Silva, Hamilto Akihissa Yamamoto, João Luiz Amaro, Bruno Bertoni Ferraz, Matheus Almeida Sperini, Eduardo Hidetoshi Fujita