ULTRASSONOGRAFIA FOCAL DE ALTA INTENSIDADE (HIFU) PARA TRATAMENTO PRIMARIO DE CANCER DE PROSTATA LOCALIZADO USANDO 68-GA-PSMA PET/RNM COMO ORIENTAÇAO: EXPERIENCIA INOVADORA EM 14 PACIENTES
Objetivo:
Os seguintes critérios de inclusão são utilizados para identificar candidatos a HIFU para tratamento de câncer de próstata localizado: PSA sérico < 15 ng/ml, Gleason (ISUP 1-3), ressonância nuclear magnética multiparamétrica (RNMmp) sem sinais de extensão extracapsular, invasão de vesículas seminais ou acometimento linfonodal pélvico e cintilografia óssea negativa. No entanto, nenhum estudo anterior utilizou 68-Ga-PSMA PET/RNM como ferramenta principal para indicar e orientar uma terapia focal (TF) ablativa prostática.
Materiais e métodos:
Análise prospectiva de 14 pacientes de uma única instituição, candidatos a TF (hemiablação ou ablação superfocal) como opção primária de tratamento, entre agosto/2018 e março/2019. Todos os pacientes foram reavaliados com RNMmp e biópsia de próstata com fusão de imagens (USG transretal e RNM), seguido de 68-Ga-PSMA PET/RNM para melhor estudo da indicação do HIFU antes do procedimento.
Resultados:
O volume prostático, idade, PSA e volume da região de interesse médios foram, respectivamente, 44.7 cc, 65.1 anos, 6.09 ng/dl e 0.97 cc. RNMmp pré-tratamento mostrou 5.2% PIRADS 2, 15.78% PIRADS 3, 68.42% PIRADS 4 e 10.52% PIRADS 5. Biópsia sistemática com fusão de imagens identificou 6 pacientes com ISUP 1 unilateral, 14 pacientes com ISUP 2 unilateral e 6 pacientes com ISUP 3. 10 pacientes (71.4%) apresentaram achados concordantes entre RNMmp, 68-Ga-PSMA PET/RNM e biópsia no pré-operatório. 4 pacientes (28.5%) apresentaram achados discordantes alterando a proposta de tratamento ou contraindicando o procedimento pelos seguintes motivos: 2 pacientes apresentavam doença multifocal unilateral maior no 68-Ga-PSMA PET/RNM do que na RNMmp ou biópsia, com necessidade de ampliar a área de tratamento; 1 paciente apresentou doença menos extensa no 68-Ga-PSMA PET/RNM do que na RNMmp, permitindo redução na área de tratamento; 1 paciente tinha doença bilateral extensa no 68-Ga-PSMA PET/RNM, que não havia sido identificada na RNMmp e foi confirmada na biópsia, contraindicando o procedimento.
Conclusão:
Conclui-se que o 68-Ga-PSMA PET/RNM pode ter um papel fundamental na indicação e planejamento da TF ablativa prostática e poderia ser introduzido nos critérios de inclusão para casos com indicação de HIFU.
Relevância clínica:
HIFU é uma técnica promissora, mas novos procedimentos diagnósticos, como 68-Ga-PSMA PET/RNM para seleção de pacientes e correto planejamento terapêutico podem alterar os resultados oncológicos e mortalidade.
HIFU; 68-Ga-PSMA PET/RNM
Uro-oncologia
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Guilherme Cayres Mariotti, Paulo Kayano, Priscila Mina Falsarella, Gustavo Caserta Lemos, Marcos Roberto Gomes Queiroz, Rodrigo Gobbo Garcia, Ronaldo Hueb Baroni, Arie Carneiro, Alexandre Dib Partezani, Lucas Seiti Takemura