ELETROESTIMULAÇAO TRANSCUTANEA PARASSACRAL NO TRATAMENTO DA DISFUNÇAO VESICO-INTESTINAL: UM ENSAIO CLINICO RANDOMIZADO
Introdução: Apesar dos resultados satisfatórios no uso eletreneuestimulação no tratamento da disfunção do trato urinário inferior (DTUI) e da constipação funcional, a melhor técnica para tratamento da disfunção vesico-intestinal (DVI) ainda é desconhecido.
Objetivos: Testar a hipótese de que o uso da eletroestimulação transcutânea parassacral no tratamento da DVI em crianças e adolescentes está associado a uma melhora clínica e analisar o efeito do diâmetro retal nessa resposta.
Métodos: Ensaio clínico randomizado em crianças e adolescentes com DVI. A amostra foi dividida em dois grupos, um grupo controle (uroterapia + eletroterapia sham-escapular) e um grupo tratamento (uroterapia + TENS parassacral. O Dysfunctional Voiding Score (DVSS) e os Critérios de Roma IV foram aplicados para avaliação de distúrbios do trato urinário inferior e da constipação, respectivamente. O diâmetro retal dos pacientes foi medido através de ultrassonografia pélvica.
Resultados: Foram estudados 23 pacientes, sendo 13 pacientes no grupo controle e 10 pacientes no grupo tratamento (idade média de 9.0 ± 2.7 anos). A média do diâmetro retal foi de 3.2 ± 0.9cm. Ambos os grupos evidenciaram melhora no DVSS após as intervenções (grupo controle- de 12.0, IQ10.0-16.5 para 6.0, IQ 2.0-10.0, p <0.01; e grupo tratamento de 15.5, IQ 8.0-18.25 para 4.5, IQ 0.75-10.5, p <0.01). Não houve diferença na redução do DVSS entre os grupos (p = 0.69. O grupo tratamento mostrou melhora significante na constipação quando comparado ao grupo controle (80% X 30.8%, p = 0.026). Não houve associação entre o diâmetro retal e a melhora da constipação (p = 0.79) ou do DVSS (p = 0.15).
Conclusão: O TENS parassacral associado a uroterapia possui efeito benéfico no tratamento da constipação. Apesar de o TENS melhorar as queixas urinárias, ele não teve diferença quando comparado a uroterapia isolado em pacientes com DVI. O estudo pode ter uma redução de poder para esta análise. O diâmetro retal não influenciou na resposta clínica ao tratamento. Este é o primeiro ensaio clínico randomizado com o objetivo de testar o efeito do TENS no tratamento da DVI.
TENS; constipação funcional; DTUI; disfunção vesico-intestinal
Urologia Pediátrica
Centro de Distúrbios Miccionais na Infância (CEDIMI) - Bahia - Brasil, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil
Glicia Estevam Abreu, Leonardo Azevedo Souza, Tamara Barreto Carneiro, Maria Luiza Veiga Fonseca, Kaise César Oliveira, Ubirajara Barroso Júnior