Dados do Trabalho


Título

RÁPIDO E SIMPLES: O PAPEL DA RADIOGRAFIA EM DIAGNÓSTICOS COMPLEXOS PEDIÁTRICOS

Introdução

Uma das maiores dificuldades na investigação diagnóstica em crianças é a obtenção de dados relevantes da anamnese, como por exemplo a queixa principal, principalmente em lactentes. Além do exame físico e relato dos familiares, uma das ferramentas mais utilizadas na pediatria para elucidação diagnóstica é a radiografia simples, particularmente pelo fácil acesso, alta disponibilidade e baixa dose de radiação do método. Com o avanço dos métodos diagnósticos, a nova geração de radiologistas reduziu o tempo dedicado a treinamento em métodos básicos, infelizmente relegando a segundo plano as radiografias simples.

Descrição

Foram incluídos casos em que a radiografia constituiu o método de imagem essencial para o diagnóstico de patologias como
atresia esofágica, hiperinsuflação lobar congênita, aspiração e ingesta de corpo estranho, persistência da veia cava superior esquerda, atresia / estenose duodenal, intussuscepção intestinal, cálculos coraliformes, histiocitose e pneumonia necrosante. O diagnóstico em pediatria pode ser bastante desafiador. Apesar da ampla gama de métodos de imagem disponíveis atualmente, a radiografia simples permanece sendo um dos principais exames na faixa etária pediátrica, tanto pela sua ampla disponibilidade, como pelo baixo custo e baixa dose de radiação. Existe uma preocupação crescente, com os radiologistas de gerações mais novas sobre a redução do tempo dedicado ao treinamento de métodos básicos, como radiografia simples e contrastadas, e isso vem ocorrendo devido ao avanço dos métodos diagnósticos de alta complexidade. O conhecimento pelo médico radiologista dos sinais radiográficos das patologias pediátricas é fundamental para realizar diagnósticos complexos de maneira simples, pouco invasiva, e econômica.

Palavras Chave

radiografia, pediatria, radiologia convencional

Área

Pediatria (incluindo USG pediátrico)

Autores

Barbara Limberger Nedel, Mariane Cibelle Barreto da Silva Barros