Dados do Trabalho
Título
Prevalência do sinal do realce capsular em pacientes com câncer de próstata com extensão extraprostática confirmada
Introdução
O câncer de próstata (CaP) é uma patologia com elevada incidência e importante relevância clínica. Na estratificação de risco dos pacientes, o estadiamento local é um dos pontos chave para o planejamento terapêutico / cirúrgico, especialmente na diferenciação de doença confinada ao órgão versus doença localmente avançada. Nesse contexto, a identificação de extensão extraprostática (EEP) aos planos adiposos adjacentes é um desafio diagnóstico para o Radiologista. Diferentes escores de probabilidade foram propostos para detectá-la e, recentemente, o sinal do realce capsular demonstrou elevada especificidade e valor preditivo positivo. Nosso objetivo foi avaliar a prevalência desse sinal na ressonância magnética multiparamétrica (mpMRI) de pacientes com CaP com confirmação anatomopatológica (AP) de EEP.
Casuística e Métodos
Trata-se de um estudo transversal retrospectivo de centro único aprovado no comitê de ética em pesquisa (parecer 5.163.899). Foram incluídos 32 pacientes com mpMRI e AP com EEP confirmada. Um radiologista abdominal com cinco anos de experiência e completamente cegado avaliou a presença do sinal do realce capsular na mpMRI desse grupo de pacientes. Critérios obrigatórios e opcionais para a detecção do sinal foram considerados de acordo com o proposto por Caglic e colaboradores (European Journal of Radiology 150 [2022] 110275). Também foram coletadas retrospectivamente outras informações do relatório e do prontuário, como categoria PI-RADS e à escala de EEP por mpMRI.
Resultados
Dos 32 pacientes com EEP confirmada, 19 deles (59,4%) apresentavam o sinal do realce capsular. Todos os pacientes com a presença deste sinal tinham tumores com centro geométrico na zona periférica posterolateral ou posteromedial (p=.006). Sinais de agressividade e de EEP por RM tiveram mais comumente a presença do sinal em nossa amostra, embora sem diferença estatisticamente significativa.
Conclusões
A prevalência do sinal do realce capsular em nossa amostra de pacientes com EEP confirmada foi maior do que a reportada na literatura, em um estudo que correlacionou a sua presença com o estádio ≥pT3a, demonstrando elevada especificidade e valor preditivo positivo para EEP. O Radiologista, portanto, deve buscar ativamente a presença desse sinal na mpMRI da próstata, notadamente em tumores da zona periférica. Este é um estudo retrospectivo unicêntrico com pequeno tamanho amostral e com avaliador único. Novos estudos devem ser realizados para validar a acurácia diagnóstica e determinar o papel prognóstico do sinal.
Palavras Chave
Câncer de próstata; ressonância magnética multiparamétrica; estadiamento; tratamento; extensão extraprostática
Área
Abdominal Geniturinário
Autores
JÔNATAS FÁVERO PRIETTO DOS SANTOS, ARIANE GIOVANAZ, IVAN MORZOLETTO PEDROLLO, CAROLINE DE ALMEIDA LORENZONI GHEZZI, RUBIA VANCETA, CARMEN LIANE NEUBARTH ESTIVALLET, ALICE SCHUCH