Dados do Trabalho
Título
O Relatório Radiológico e o Novo Acordo Ortográfico
Introdução
O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (NAOLP) é um tratado internacional firmado em 1990 pelos países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Pretende instituir uma ortografia oficial unificada buscando simplificar regras e contribuir para aumentar o prestígio internacional da língua portuguesa.
No Brasil, o acordo esteve em vigor em caráter de transição até dezembro de 2015, entrando em vigor em caráter definitivo a partir de janeiro de 2016. Apesar deste longo período para adaptação às novas regras, muitos ainda têm dúvidas em relação às mudanças realizadas, devido a sua variedade e escopo. Este desconhecimento das novas regras também tem implicações na elaboração dos relatórios de exames de imagem, já que muitas das palavras que tiveram sua grafia modificada são rotineiramente empregadas nestes relatórios.
Por conta disso, este trabalho foi elaborado com o objetivo de pesquisar palavras encontradas nos relatórios de exames de imagem sujeitas às alterações decorrentes do novo acordo ortográfico, categorizando-as de acordo com o grupo de regra gramatical pertinente, visando ajudar a dirimir as principais dúvidas relacionadas à aplicação destas novas regras ortográficas no contexto dos exames de imagem.
Casuística e Métodos
Foram analisados retrospectivamente 1.000 relatórios referentes a 5 diferentes métodos de exames radiológicos, sendo 200 relatórios de cada uma destas modalidades: tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiografia, ultrassonografia e mamografia. Nestes relatórios, foram selecionadas as palavras cuja grafia sofreu alteração pelas regras do NAOLP para montagem da lista, categorizando-os de acordo com a regra gramatical pertinente.
Resultados
Foram selecionadas 166 palavras encontradas nos relatórios dos métodos de imagem avaliados, que tiveram sua grafia alterada pelo NAOLP, sendo estas organizadas em tabelas e agrupadas de acordo com a mudança da regra na qual se enquadram.
Conclusões
Inúmeros foram os termos que sofreram alterações após a implementação do NAOLP, e no âmbito do relatório radiológico tais termos abrangem nomes de estruturas, descrição de características, formas de aquisição de imagens e até o nome dos métodos em si. O conhecimento da grafia correta destas palavras é importante para a padronização e clareza do laudo dos exames de imagem. Esperamos que este trabalho ajude a sanar dúvidas dos médicos, facilitando a aplicação das novas regras durante a elaboração diária dos seus relatórios.
Palavras Chave
radiologia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, radiografia, mamografia, ultrassonografia, comunidade dos países de língua portuguesa
Área
Educação em Radiologia
Autores
Ricardo Andrade Fernandes de Mello, Gustavo Federico Jauregui, Marcus Vinicius Cecco Miranda